segunda-feira, 23 de abril de 2018

CONTAG reafirma o seu compromisso com a resistência, identidade e luta contra o extermínio e preconceito aos povos indígenas

O dia 19 de abril é celebrado como o Dia do Índio. É uma importante data para lembrar e reforçar a resistência, a identidade e a cultura dos povos indígenas e originários, bem como combater o extermínio secular, o preconceito e estereótipos atribuídos a esse povo.
A CONTAG destaca a importância dos povos indígenas para a produção de alimentos, preservação ambiental, inclusive das águas, e para a medicina fitoterápica, por exemplo. Essa população passou a sua cultura e costumes a cada geração e estão presentes até hoje. Um dos produtos mais típicos dos indígenas, a mandioca, é um dos alimentos mais consumidos no nosso País e a agricultura familiar domina essa cadeia produtiva com 84% da produção (Censo Agropecuário 2006). As nossas florestas, matas e rios, que ainda existem, estão vivos com a contribuição desses povos, que resistem em seus territórios. E praticamente todos os estabelecimentos rurais possuem horta de ervas medicinais, com receitas de família de chás, xaropes, pomadas, entre outras formas de uso e aplicação.
Além do reconhecimento, somos solidários à pauta dos povos indígenas e originários. Que eles possam permanecer nos seus territórios, que sejam respeitados e suas culturas e seus costumes e modo de vida preservados, que tenham direito à educação, saúde, entre outros direitos e políticas públicas que os permitam ter uma vida digna e de qualidade.
FONTE: Direção da CONTAG

Nenhum comentário: