terça-feira, 17 de abril de 2018

Coletivo de Política Agrária, Comissões de Mulheres, Jovens e Terceira Idade e equipe de sistematização da ENFOC reúnem-se em Brasília
FOTO: César Ramos
A atual conjuntura política brasileira está sendo discutida pelo Coletivo Nacional de Política Agrária, nas atividades realizadas com as Comissões Nacionais de Mulheres, Jovens e Terceira Idade e com a equipe de sistematização do 5º Encontro Nacional de Formação da CONTAG (ENAFOR). Além desse debate político, os eventos contam com suas programações específicas e serão realizados nesta segunda e terça-feira – 16 e 17 de abril, em Brasília.
No entanto, a abertura foi realizada de forma conjunta, que contou com a presença da maioria da Diretoria da CONTAG. O presidente da CONTAG, Aristides Santos, fez uma breve reflexão sobre a atual conjuntura do Brasil. “Vivemos em um cenário de golpe, de um grande acordo do setor político conservador, de parte da mídia e do judiciário. O golpe teve o objetivo de tirar um grupo político que vinha governando o País numa lógica mais popular. Tiraram uma presidenta eleita legitimamente e ainda corremos o risco de nem ocorrerem as eleições. No entanto, a estratégia do golpe é eleger um candidato apoiado pelos golpistas. E é por isso que precisam tirar Lula da disputa”, alerta Aristides.
Nesse sentido, o presidente convocou a todos e todas a se integrarem às ações que estão acontecendo em todo o País em defesa da democracia e da liberdade de Lula, principalmente nos Acampamentos Lula Livre em Curitiba e em Brasília.

POLÍTICA AGRÁRIA
O Coletivo Nacional de Política Agrária traz em sua programação uma análise de conjuntura da situação agrária brasileira, focando na questão orçamentária, das eleições e o planejamento da Secretaria de Política Agrária. Outro assunto a ser debatido é a Lei 13.465/2017, que trata da regularização fundiária rural e urbana, sobre a liquidação de créditos concedidos aos assentados da reforma agrária e sobre a regularização fundiária no âmbito da Amazônia Legal, entre outros, e que foi regulamentada pelos Decretos nº 9.309/2018 e 9.311/2018. Essa discussão terá a contribuição do procurador do Incra Carlos Gondim. O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) também será outro tema, apresentando as novas regras e modalidades e as próximas ações para a execução do Programa. Esse debate sobre o PNCF contará com a presença da subsecretária de Reordenamento Agrário da SEAD, Raquel Santori.
“Diante de todas essas questões, nós estamos tirando os encaminhamentos conforme os diversos problemas que existem no País, principalmente na questão da titulação, das regras de seleção de famílias, dos problemas do crédito fundiário, entre outros. Esses encaminhamentos serão socializados com o Conselho Deliberativo da CONTAG”, explicou o secretário de Política Agrária da CONTAG, Elias Borges.


MULHERES
A Reunião da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais tem como objetivos socializar, debater e encaminhar o acúmulo das discussões sobre a Marcha das Margaridas 2019, incluindo a construção de balanço das ações realizadas até o momento pela CONTAG e FETAGs; construir estratégias de fortalecimento da participação das mulheres nos processos de formação sindical articulada às mobilizações da Marcha; organizar a participação das mulheres no IV Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA); e identificar as pré-candidaturas de mulheres às eleições 2018 (prioritariamente as candidatas orgânicas do MSTTR), construindo estratégias coletivas para o seu fortalecimento.
“A Marcha das Margaridas já está acontecendo em várias atividades de formação e de mobilização nos municípios, nos estados, nas regiões e a coroação desse momento será em agosto de 2019 com a realização da Marcha. Mesmo com os desafios colocados para as mulheres, todas estão animadas. Vamos sair daqui mais fortalecidas, mais animadas, com mais ânimo para poder construir a nossa Marcha das Margaridas 2019”, ressaltou a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.


JOVENS
O Encontro Nacional de Aprofundamento Temático e Metodológico da Juventude, que reúne a Comissão Nacional de Jovens, tem como objetivo geral planejar o Encontro Nacional do Jovem Saber, definindo atividades e metodologias para a troca de experiências e de debate sobre as políticas públicas para a juventude rural brasileira. Também será apresentado à Comissão o andamento do processo de atualização do Programa Jovem Saber e o vídeo sobre a cota da juventude. A CNJTTR definirá, ainda, as estratégias para o 4º Festival da Juventude Rural, bem como realizará debate sobre campanha de sindicalização para a juventude, sobre a participação no 5º Encontro Nacional de Formação da CONTAG (ENAFOR) e os preparativos para a Marcha das Margaridas.
“A minha expectativa para esse coletivo é de muito entusiasmo. Diante do diálogo que tivemos ainda pela manhã, apesar de toda a conjuntura que estamos vivendo, estamos bastante entusiasmados com a organização da juventude para conseguirmos superar todos os desafios colocados para nós, firmes, fortes e unidos, para darmos sempre passos à frente na garantia das políticas para a nossa juventude rural”, destacou a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon.


TERCEIRA IDADE
A Oficina Nacional de Aprofundamento Temático em Políticas Públicas para a Terceira Idade reúne o Coletivo de Terceira Idade até amanhã (17), em Brasília. O objetivo é fortalecer a construção de uma estratégia de formação específica para os trabalhadores e trabalhadoras rurais da terceira idade para que os(as) participantes possam atuar nos espaços, contribuindo para a reflexão sobre a importância e o papel das políticas públicas para a terceira idade na promoção do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
“Nosso objetivo é fazer uma escuta dos estados, ou seja, colher o que os idosos que estão nas Secretarias de Terceira Idade das Federações sobre o tipo de formação que eles precisam e qual é a formação que existe. Precisamos fazer uma formação para a terceira idade, que não pode ser a mesma formação para os jovens. No entanto, os jovens estão avançados na tecnologia de hoje e nós queremos avançar também. Então, queremos que jovens e idosos participem juntos para fazer essa integração, trocar experiências”, disse a secretária de Terceira Idade da CONTAG, Josefa Rita da Silva.


EQUIPE DE SISTEMATIZAÇÃO DO ENAFOR
Na última reunião do Coletivo Nacional de Formação e Organização Sindical foi encaminhada e aprovada a necessidade de formarmos uma equipe que represente todas as regiões do Brasil e fique responsável pela sistematização do 5º Encontro Nacional de Formação da CONTAG (ENAFOR). Já com a equipe formada com integrantes da 6ª Turma Nacional de Formação da ENFOC, nos dias 16 e 17 de abril está sendo realizada a Oficina de Sistematização do 5º ENAFOR. Os objetivos são realizar estudos sobre sistematização e educação popular; fomentar a realização da sistematização como instrumento político e pedagógico para o registro e reflexão da vivência do 5º ENAFOR; contribuir, por meio da teoria e prática da sistematização, como a formação de educadores e educadoras populares da ENFOC/CONTAG; e construir o projeto de sistematização do 5º ENAFOR.
“Essa equipe está reunida para fazer um debate teórico sobre o que é sistematização, mas também um debate técnico e vamos estabelecer uma estratégia de como fazer um processo de sistematização. Essa equipe vai trabalhar o antes, durante e o depois do ENAFOR. Vão sistematizar e organizar toda a preparação das Federações e dos GES para participar do ENAFOR, a aplicação dos critérios, a definição das experiências que serão apresentadas, a organização das pessoas que virão participar, bem como fazer os aprofundamentos necessários sobre os eixos temáticos e das oficinas que serão debatidas durante o ENAFOR. Não tenho dúvida alguma de que essa equipe de sistematização será o olhar do ENAFOR – olhar para dentro, olhar para fora, olhar para os temas que serão debatidos. Então, essa equipe tem uma função estratégica para que a gente tenha um bom resultado, uma boa história do nosso ENAFOR”, explicou o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG 

Nenhum comentário: