segunda-feira, 30 de abril de 2018

Sesap aumenta nível de alerta de raiva em municípios do RN


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) elevou o nível de alerta para monitoramento dos casos de raiva em municípios com registros da doença em animais. 
Os casos positivos de raiva em morcegos chamam atenção no RN. De acordo com o Programa Estadual de Controle da Raiva, este ano, já foram registrados 10 animais positivos para raiva, sendo sete morcegos.
Somente este mês, já houve o registro de cinco morcegos contaminados, dois no município de Natal e três em Canguaretama, Guamaré e Taipu. Em janeiro houve a ocorrência de dois morcegos e uma raposa. Já em março foram mais duas raposas diagnosticadas.
Ao longo de todo o ano de 2017, foram registrados 27 casos de raiva no RN: 16 morcegos, quatro raposas, quatro bovinos e três cavalos.
Prevenção e identificação de casos
Além de manter a vacinação antirrábica de gatos e cachorros em dia, as pessoas devem ficar em alerta para observar se os animais estão agindo de forma estranha. O morcego tem hábitos noturnos, mas quando doente costuma voar durante o dia e em locais incomuns.

Nenhum comentário: