quinta-feira, 26 de abril de 2018

EMPARN expôs o melhor da pesquisa agropecuária potiguar na ExpoPotengi 2018



A 21ª Exposição Agropecuária do Potengi – Expo Potengi 2018, em São Paulo do Potengi, foi encerrada neste domingo (22), depois de 4 dias de exposição, no Centro de Eventos Agropecuários Francisco Bezerra de Brito. O evento abriu o calendário de exposições agropecuárias do Rio Grande do Norte, elaborado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), em parceria com a prefeitura e associações de criadores. A Expo Potengi reuniu mais de 1.500 animais entre bovinos, ovinos e caprinos. A programação da exposição contou com a 6ª Nacional de Cabras Leiteiras, a 2ª Nacional de Raça Somalis e a 2ª Copa Boer. As premiações somaram R$ 50 mil e o Torneio Leiteiro Local, R$ 3 mil. O visitante ainda contou com uma estrutura com praça de alimentação voltada para a culinária regional, apresentações culturais, shows musicais, feira de artesanato e estandes da SAPE, EMPARN, Emater e Idiarn.
A abertura oficial da Expo Potengi 2018 foi na noite de quinta (19), com a presença do governador Robinson Faria, que falou sobre o apoio do seu governo ao setor agropecuário potiguar, da situação atual de crescimento do setor, mesmo depois de 6 anos de seca. Robinson Faria também destacou o trabalho de pesquisa feito pela EMPARN, que tem ajudado de forma significativa com alternativas de convivência com a seca. Falou principalmente sobre as pesquisas realizadas com a palma forrageira, que ajudou na escolha de variedades resistentes à praga Cochonilha do Camrim, para a distribuição com agricultores do interior do Estado, dentro do programa Governo Cidadão. O secretário estadual de Agricultura, Guilherme Saldanha,
Na sexta-feira (20) começou o julgamento de ovinos e caprinos e o nivelamento para o Torneio Leiteiro. No sábado (21), as atividades começara, cedo, com a primeira ordenha, seguida do Feirão do Pronaf e julgamento de caprinos e ovinos.
O sábado também foi dia da exposição receber caravanas de agricultores para participarem das oficinas temáticas sobre “Reserva Estratégica de Alimentação (ensilagem e fenação)”; “Palma Forrageira”, Unidade Demonstrativa, pelo pesquisador da EMPARN, Guilherme Ferreira da Costa, além de outras palestras ligadas a agropecuária. O evento terminou no domingo com o julgamento dos animais e a última ordenha do Torneio Leiteiro. No encerramento foram entregues os troféus.
EMPARN     
No estande da EMPARN os visitantes conferiram uma verdadeira vitrine das pesquisas, produtos e serviços oferecidos aos produtores rurais potiguares. Além do estande, a EMPARN também trouxe da Estação Experimental de Cruzeta seis novilhas da raça Pardo-Suíça e caprinos da raça Saanen, que fazem parte do banco genético da EMPARN. Durante o evento, no estande da EMPARN foram distribuídas raquetes de palmas forrageiras, mudas de bananeiras, coqueiros, amostras de sementes (feijão riso do ano e feijão potiguar; milho cruzeta e milho potiguar e sorgo). O trabalho de micropropagação do laboratório de biotecnologia também esteve presente com materiais que demonstraram o trabalho realizado no laboratório de Biotecnologia da EMPARN.
Entre os muitos visitantes do estande da EMPARN, conversamos com seu Antônio André de Lima, morador de Ruy Barbosa. Na exposição agropecuária do ano passado, ele levou do estande da EMPARN pra sua propriedade, mudas de banana Pacovan, que segundo ele já está brotando os cacho de bananas: “ Já está o cacho grande com muitas bananas, cresceu muito, a muda é muito boa”. Esse ano ele voltou, feliz com a qualidade da muda adquirida ano passado, desta vez levou mais mudas de bananeiras, da variedade Princesa, e raquetes de palma das variedades Orelha de Elefante Mexicana e Miúda ou Doce. 
Projeto de Melhoramento Genético de Caprinos Leiteiros
A EMPARN, apresentou na Expo Potengi 2018, caprinos da raça Saanen, que compõem o banco genético da empresa, juntamente com outros caprinos das raças Toggemburg e Anglo Nubiana, são 55 animais que formam a base genética do programa de melhoramento genético. Esse projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Caprino Leiteiro do RN, que ainda está em andamento, é uma das ações do programa Governo Cidadão, que conta com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial. O Projeto de Fortalecimento da Pecuária Leiteira Bovina e Caprina do RN, especificamente do plano de ação - Melhoramento Genético do Rebanho Caprino Leiteiro é um passo importante para a valorização do rebanho potiguar. 
Além da venda de reprodutores, esse material genético será disponibilizado aos produtores através da inseminação artificial (sêmen). O projeto prevê a inseminação de 1.800 cabras em todo o Estado, durante o período de três anos. Para ter acesso ao programa de melhoramento genético, o produtor vai passar por uma seleção, que será feita em parceria com técnicos da Emater. O produtor selecionado deverá adotar práticas de manejo reprodutivo, nutricional e sanitário adequadas. Deve também se comprometer a produzir forragem para alimentação do rebanho e realizar práticas rotineiras de promoção da saúde e bem estar animal, como, higiene das instalações, ordenha higiênica e cuidados com as crias. As inseminações serão realizadas nos núcleos de reprodução da EMPARN, utilizando-se sêmen fresco ou refrigerado e estro sincronizado. Para cada região, as inseminações serão programadas em um período diferente.       
As ações técnicas de capacitação de produtores, produção e comercialização de animais puros e de sêmen, além da inseminação de cabras, serão realizadas pela equipe técnica da EMPARN. Essas ações promoverão o melhoramento genético dos rebanhos caprinos leiteiros dos produtores atendidos pelo projeto, resultando no aumento da produtividade de leite e consequentemente da produção. O trabalho de acompanhamento técnico será feito pelos extensionistas da EMATER, dentro de sua política de assistência técnica e extensão rural.
Com o projeto todo implantado e funcionando como o planejado, o ganho econômico será significativo, porque os rebanhos terão uma maior qualidade genética, resultando em animais mais produtivos e consequentemente uma maior produção. Esse resultado vai gerar mais receita para os produtores, motivado pelo maior volume de leite disponível. Outro fato de agregação econômica é a valorização dos animais originados do melhoramento genético promovido pelo projeto.
A próxima Exposição Agropecuária vai ser em Currais Novos de 18 a 20 de maio. 

Nenhum comentário: