quarta-feira, 4 de abril de 2018

Plantio de melancia como alternativa de boa renda para o produtor rural

plantio de melanciaA melancia é uma planta rasteira que se desenvolve bem em solos de textura média, profundos e bem drenados, com boa retenção de umidade. O produtor ficar atento á competição com as plantas daninhas, que competem com as frutas por água, luz, nutrientes, e ao ataque de pragas e doenças.
O Brasil é o décimo maior produtor mundial de melancia, e sua importância para a economia é muito elevada. Os técnicos da Embrapa Rondônia, um dos estados bons produtores de melancia, recomendam o  cultivo da melancia para que os pequenos produtores rurais possam ter bons resultados de produtividade e bons lucros.

A melancia é uma fruta bastante apreciada em diferentes partes do mundo, principalmente em regiões tropicais e subtropicais. Suas propriedades refrescantes e diuréticas, associadas ao sabor agradável e ao baixo teor calórico fazem da fruta uma excelente alternativa para os adeptos dos mais variados regimes alimentares.

Pastejo rotacionado é vantajoso para a criação de ovinos e caprinos


pastejo ovinosUm sistema especial de pastejo foi planejado pelos pesquisadores da Embrapa para promover oferta de alimento durante todo o ano na região do semiário brasileiro. É o chamado sistema de pastejo rotacionado e é direcionado para os ovinos e caprinos. Ele também explora a utilização de irrigação. O sistema resolve o principal problema dos produtores da região oferecendo a produção  de alimento para o rebanho o ano todo.
A escassez e a má distribuição de chuvas no semi-árido tornam a produção de pastagem bastante irregular na região. Uma outra característica do sistema rotacionado é que ele pode  ser utilizado em qualquer região do País, desde que o produtor tenha água disponível para irrigar as pastagens.

Qualquer gramínea forrageira pode ser usada no plantio, desde que seja bem adaptada à região, resistente ao pastejo e tenha um bom rendimento forrageiro. Com a adoção desse tipo de pastejo, os produtores podem oferecer carne de boa qualidade e atender às exigências do mercado de pele. Uma das principais vantagens do sistema é a redução na idade de abate de 18 meses para 4 a 6 meses, com variação de peso vivo de 26 a 32 quilos após 75 a 90 dias de pastejo.

Nenhum comentário: