quinta-feira, 12 de abril de 2018

Chove muito em algumas regiões do pais mas o tempo firme em outras prejudica a lavoura

chuva no satéliteA tendência é que ao longo dessa 2ª quinzena de abril as chuvas fiquem mais concentradas sobre a Região Sul do Brasil, do que sobre as regiões do cerrado. Somente o norte do Nordeste e do Norte é que continuarão recebendo bons volumes de chuva, o que é normal para essa época do ano. O problema não está no clima, mas sim, no plantio tardio das lavouras de 2ª safra.
No centro-norte do país, a tendência é que ao longo dessa semana o tempo abra aos poucos e a chuva, que até o momento está ininterrupta, comece a ficar irregular, o que favorecerá a realização das colheitas. Na Região Sul, a chuva prevista até o final da semana pode atrapalhar em parte os trabalhos de colheita, mas para aqueles que tem áreas com milho de 2ª safra, a chuva será bastante benéfica.
No norte do Mato Grosso, de Goiás, Tocantins, Pará, Rondônia, Maranhão e Piauí, a chuva mais constante ira atrapalhar o pleno andamento da soja. Em algumas propriedades já há relatos de perdas por conta do excesso de dias chuvosos. Ainda assim, o solo mantém bons níveis de umidade, favorecendo o desenvolvimento das lavouras de 2ª safra.

Aas demais regiões do Brasil, com exceção do Rio Grande do Sul, pode ter tempo aberto e sem previsão para chuva. Ainda é cedo para afirmar que o desenvolvimento das lavouras será afetado por conta do pequeno período de tempo firme. No entanto, já há produtores preocupados, uma vez que ainda há muitas plantações de milho em fase inicial de desenvolvimento e com isso, é necessária mais chuva ao longo dos próximos 15 a 20 dias. Infelizmente, isso é algo que dificilmente venha a ocorrer, na frequência e volumes necessários, podendo levar ao comprometimento do potencial produtivo das plantas.

Nenhum comentário: