quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Workshop no Sebrae aponta as principais tendências para o agronegócio




As principais tendências e oportunidades de negócios para empreendedores potiguares que atuam no campo serão apresentadas no workshop Análise Cenários e Tendências para o Agronegócio do RN. O evento será realizado nesta quarta-feira (25), a partir das 8h, no auditório do Sebrae no Rio Grande do Norte, em Natal. A proposta é capacitar produtores, empresários rurais, técnicos, pesquisadores e especialistas nessa área.
Durante o evento, serão apresentados os indicadores de vulnerabilidade a extremos climáticos para o Nordeste do Brasil. O modelo conceitual será detalhado pelo coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Climáticas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Paulo Sérgio Lúcio, que mostra as principais variáveis que devem influenciar o clima no estado nos próximos anos. Informações prévias nessa área ajudam o empreendedor a tomar decisões estratégicas para futuros investimentos.
Segundo Paulo Lúcio, o agronegócio está intrinsecamente associado à agrometeorologia ou à agroclimatologia. Qualquer mudança no padrão associado a variáveis climáticas devem ser levada em consideração no que se refere aos cenários das mudanças climáticas. “Por isso, é necessário uma discussão profunda sobre adaptação e mitigação tanto no que tange ao agronegócio, como às agriculturas familiares, aos Cenários das Alterações Climáticas”, diz. De acordo com o coordenador, analisar e definir regiões em condições de alto risco natural e com alta vulnerabilidade é de suma importância para que as políticas públicas possam ser planejadas de forma a minimizar os impactos das mudanças climáticas.
A experiência do Distrito Irrigado do Baixo Açu (Diba) também será apresentada no workshop pelo presidente da associação do Diba, Guilherme Saldanha, na palestra "Relato de Experiência no Agronegócio Potiguar – Caso Diba". Já os cenários econômicos para o agronegócio potiguar será explanado pelo supervisor de pesquisas agropecuárias do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o engenheiro agrônomo Tarcísio Alberto Soares.
Para o gerente da Unidade de Agronegócio do Sebrae-RN, Ronil Fonseca, o workshop foi idealizado pelo Sebrae para lançar novas perspectivas em termos de tendência em termos de empreendedorismo rural e, principalmente, as conjunturas econômicas e climáticas previstas para o agronegócio. “Esses conhecimentos permitem que o empreendedor do campo se planeje para cenários futuros e, com isso, minimize possíveis perdas”, explica.

Nenhum comentário: