Pronera inicia graduação em História e Geografia para assentados no Nordeste
Jovens assentados de 22 municípios cearenses e dos estados do Maranhão, Rio Grande do Norte e Piauí terão a oportunidade de graduação em uma segunda Licenciatura, em cursos de História e Geografia, realizados pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) em convênio com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Na sexta-feira (20) os cem alunos, sendo 50 em cada disciplina, participaram da Aula Inaugural dos cursos no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH) do Campus do Junco, no município de Sobral (CE).
Os cursos tem duração de dois anos, em regime de alternância entre aulas teóricas nas salas da universidade e atividades práticas nas comunidades, em um investimento de R$ 1,1 milhão do Incra. A formação em segunda Licenciatura contribui para ampliar a oferta de professores das duas disciplinas em escolas de nível médio instaladas nos assentamentos.
Os alunos Antônio Jeová Moura Sampaio e Carla Andreia Lobo Castro, por exemplo, já possuem graduação em Pedagogia pelo Pronera e agora serão capacitados para atuarem no ensino médio, a partir da expectativa no aumento de Escolas do Campo nas áreas reformadas do estado. "Nós já temos quatro instaladas e devemos receber em janeiro mais duas, além de outras cinco que estão previstas, então a demanda por professores de nível médio vai aumentar", explica Antônio.
As Escolas do Campo são grandes estruturas de ensino construídas por meio de parceria entre os Governos Federal e estadual nos assentamentos São Joaquim (município de Madalena), Lagoa do Mineiro (Itarema), Maceió (Itapipoca) e Santana (Monsenhor Tabosa) que beneficiam a população assentada com educação baseada no meio rural e contribuem para evitar longos percursos de alunos assentados a escolas afastadas de suas comunidades.
Aula Inaugural
Na sua fala aos alunos o superintendente do Incra/CE, Roberto Gomes, ressaltou a força simbólica e concreta da abertura dos portões da universidade aos trabalhadores rurais."É importante e gratificante a presença de alunos assentados na universidade e um resgate histórico de uma dívida social do estado com os agricultores", disse.
A vice reitora, Izabelle Mont’Alverne, incentivou os alunos a aproveitarem a estrutura dos Centros Acadêmicos. "Nós estamos felizes com a presença de vocês e espero que aproveitem ao máximo nossa estrutura de ensino", disse.
Já a coordenadora institucional do Pronera na UVA e coordenadora adjunta do Curso de Geografia, professora Aldiva Sales Diniz, ressaltou que a universidade está abrindo as portas aos trabalhadores rurais para que se tornem promotores de educação no campo, contribuindo para melhorar as condições de vida no meio rural.
Além do superintendente, participaram da solenidade as técnicas do Incra/CE que atuam na coordenação do Pronera no estado, Luzia Maria Silva Cavalcante e Liliane Tavares Assunção.
Pronera
Por meio do Pronera, Programa do Incra em parceria com universidades, movimentos sociais e centros de pesquisa, jovens e adultos de assentamentos têm acesso a cursos de educação básica (alfabetização, ensinos fundamental e médio), técnicos profissionalizantes de nível médio e cursos superiores e de especialização. O Programa também capacita educadores para atuar nos assentamentos e coordenadores locais - multiplicadores e organizadores de atividades educativas comunitárias.
No Ceará, o Pronera beneficia 2.429 assentados no Ensino de Jovens e Aultos (EJA), em turmas criadas a partir de convênios com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e Movimento de Educação de Jovens e Adultos (MEB). Na graduação, o Programa realiza, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), um curso em Serviço Social, com 58 alunos.
Para jovens assentados a autarquia realiza no estado cinco projetos do Pronera Jovem, cursos de extensão voltados para jovens assentados. São quatro em execução com a UFC e um com a UVA. Juntos beneficiam 235 alunos, em um investimento total de R$ 3,9 milhões. Contemplam áreas como Meio Ambiente, Comunicação, Informática, Saúde, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável.
No ensino de Pós-Graduação, o Pronera realizou dois cursos em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, realizados em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), UFC e movimentos sociais, além de uma Especialização em Cultura Popular, Arte e Educação do Campo, em parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Assessoria de Comunicação Social do Incra
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