quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Congresso Brasileiro de Mandioca será este mês


O 16º Congresso Brasileiro de Mandioca, realizado pela Sociedade Brasileira de Mandioca, constitui-se como um dos principais fóruns de integração desta cadeia produtiva, no Brasil. Hoje, a cultura da mandioca apresenta grande importância social e econômica, compondo parte fundamental da alimentação da população dos países da América Latina e Central.
O Brasil é atualmente o segundo maior produtor mundial, atrás apenas da Nigéria, com produção anual de 26 milhões de toneladas. Apesar disso, o cultivo no país ainda está à margem do desenvolvimento tecnológico dos demais produtos agrícolas.
A produção dos derivados de mandioca, especialmente a atividade de fecularia, que no Brasil gira em torno de 540 mil toneladas, gera resíduos sólidos, como a casca, e líquidos, a chamada manipueira. Estima-se que o processamento de uma tonelada de mandioca corresponda ao resíduo gerado por cerca de 200 a 300 habitantes por dia, prejudicando principalmente as populações vizinhas.

Instituições de pesquisa, produtores rurais e empresários terão oportunidade de participar desse encontro que vai mobilizar toda a cadeia produtiva entre os dias 09 a 13 de novembro, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. 

Nenhum comentário: