quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Ceará promove programa de incentivo a criação de ovinos e caprinos

bode no curralÉ o programa Rota do Cordeiro que atua na região dos Inhamuns por meio da capacitação de técnicos e produtores rurais, para dinamizar as atividades ligadas à criação de caprinos e ovinos. Além das tecnologias para impulsionar a produção de leite, carne e pele, o programa também trabalha questões relacionadas ao cooperativismo e estímulo a atividades como comércio e gastronomia dos produtos derivados da caprinocultura e ovinocultura nas regiões beneficiadas.
O programa Rota do Cordeiro integra o projeto Rotas da Integração Nacional, do Ministério da Integração Nacional, que têm como objetivo promover a inclusão produtiva e a integração econômica das regiões menos desenvolvidas do país aos mercados nacionais e internacionais. No caso da Rota do Cordeiro, são contempladas regiões no semiárido brasileiro que são tradicionais produtoras de caprinos e ovinos, mas ainda apresentam baixos índices socioeconômicos.

O programa trabalha para regularização e padronização da oferta de produtos das cadeias da ovinocultura e caprinocultura, com ampliação da produtividade e do consumo, além de outras questões técnicas, como as melhorias da nutrição, sanidade e padrão genético dos rebanhos. A Rota do Cordeiro é desenvolvida no Ceará, Piauí e norte de Minas Gerais, em parceria entre Ministério da Integração Nacional, Embrapa, Codevasf e parceiros locais.

Nenhum comentário: