terça-feira, 3 de novembro de 2015

Ovo de galinha com manchas azuis não tem contra-indicação, diz especialista

ovo-azul-mancha-gr-responde-foto-do-leitor (Foto: Tiago França/Arquivo pessoal)Somente uma vez e com a mesma ave das galinhas que crio, foi botado um ovo com manchas azuladas. É alguma doença ou não preciso me preocupar?

Tiago França, por email

R: Não se trata de problema na postura ou com a ave quando ocorre o surgimento de manchas de tom azul na casca dos ovos produzidos pela galinha. O mais provável é que a alteração de cor na casca seja explicada pela origem da linhagem da criação. A ave deve ter uma longínqua descendência da raça araucana, que bota ovos com casca azuladas ou esverdeadas. A pigmentação da cor azulada apresenta-se em pouca quantidade devido, possivelmente, ao enfraquecimento do fator genético após a realização de vários cruzamentos nos ascendentes do exemplar. Por dentro, o ovo de casca de coloração diferente tem características iguais a qualquer outro.

CONSULTORA: MARIA VIRGÍNIA F. DA SILVA, membro da Associação Brasileira dos Criadores de Aves de Raças Puras (ABC Aves); endereço para correspondência: Rua Ferrucio Dupré, 68, CEP 04776-180, São Paulo, SP, tel. (11) 5667-3495, abcaves.com.br 
 
Por João Mathias, Rev Globo Rural

Nenhum comentário: