terça-feira, 25 de agosto de 2015

Um abacaxi resistente a pragas e com boa produtividade

abacaxi vitóriaA fusariose é causada por um fungo, e é a principal ameaça às lavouras de abacaxi, no Brasil. A doença é responsável por perdas de até 40% na produção. Para vencer essa praga, o Instituto Capixaba de Pesquisas, Assistência Técnica e Extensão Rural desenvolveu uma cultiva que é resistente a fusariose. Ela foi batizada de “Vitória” e possui elevada produção por área, ótimas características de sabor e pode ser utilizada tanto para o consumo in natura, quanto para atender à indústria.
Por ser resistente à fusariose, o abacaxi “Vitória” não necessita de aplicação de agrotóxicos, fato que traz vantagens para a saúde de produtores e consumidores. Em conseqüência, os custos de produção das lavouras são bem inferiores, o que possibilita maior competitividade dos fruticultores, principalmente os de base familiar.
O pesquisador do Incaper, José Aires Ventura, explica que entre outras vantagens do abacaxi Vitória, uma é que o manejo no campo não á diferente daquele adotado pelas culturas tradicionais.

Nenhum comentário: