segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Bovinos de corte ganham mais peso com suplementação estratégica em pastagens

boi no pasto 1Alimentos concentrados como milho moído, farelo de soja, polpa cítrica, farelo de algodão e ureia melhoram o desempenho dos animais e aumentam a taxa de lotação das pastagens. O uso de suplementos concentrados é uma excelente ferramenta para ganhos em produtividade na recria de bovinos de corte em pastagem.
Quem garante isso é o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, Alexandre Pedroso. Segundo ele, alimentação base dos bovinos em fase de recria é o pasto, mas o produtor pode usar a suplementação para complementar essa alimentação, o que auxilia os animais a crescerem mais fortes e saudáveis. Se a utilização for bem feita, o custo benefício da suplementação sempre é positivo, com ganhos também em lucratividade e uso mais eficiente das áreas de pastagem. Outro benefício é a menor emissão de gases de efeito estufa por quilo de produto animal, uma vantagem ambiental que coloca o produtor à frente das tendências do mercado e exigências dos consumidores.

O pesquisador ainda destaca que a suplementação varia de acordo com a estação e com o tipo de pasto que o produtor tem disponível. Quando o pasto é mais abundante, é recomendada a adoção de uma suplementação com alimentos energéticos. Já quando o pasto fica mais escasso e fraco, a suplementação mais utilizada é a de sais proteinados. Além da suplementação propriamente dita, é preciso utilizar técnicas de manejo correto das pastagens, pois sem forragem de qualidade, os investimentos em alimentos concentrados podem não surtir o efeito desejado.

Nenhum comentário: