segunda-feira, 24 de agosto de 2015

O produtor rural pode ganhar mais conservando árvores na propriedade

arvore no cercadoA presença das árvores no campo reduz a erosão e aumenta a presença de água no solo, além de representar um aumento de renda pela comercialização da madeira. Na pecuária, a sombra das árvores proporciona conforto térmico aos animais, que se tornam mais produtivos. Dessa forma, a integração representa uma possibilidade de diversificação da renda para o produtor. Para o engenheiro agrônomo da Embrapa Florestas, Ives Clayton Goulart, a sombra gerada pela copa das árvores contribui para reduzir a temperatura do solo, fazendo com que a evaporação da água seja menor. A própria presença das árvores proporciona melhor infiltração da água no solo, que é utilizada pelas culturas anuais. As árvores também melhoram as condições físicas e químicas do solo, protegendo-o contra a erosão. “Tais fatores em conjunto ajudam o desenvolvimento das culturas, por isso, é importante que o produtor tenha em mente que a área a ser ocupada pelas árvores também gera renda, compensando a menor produção de grãos”, detalha Goulart.
O engenheiro agrônomo da Embrapa Florestas destaca ainda que os sistemas integrados trazem diversos benefícios ao meio ambiente, pois aumentam a fixação de carbono no sistema, intensificam a ciclagem de nutrientes de camadas mais profundas do solo, além de reduzirem a erosão pela cobertura vegetal. “São benefícios que serão observados na propriedade ao longo do tempo”, completa.

Economicamente, os sistemas integrados trazem vantagens para os três componentes: animal, agrícola e florestal. No componente animal, destacam-se a produção de carne e leite de qualidade; no agrícola, a obtenção de variedades de grãos e silagem; e no florestal, a obtenção de lenha, madeira para diversos fins, óleos essenciais, dentre outros, variando conforme as espécies plantadas. “Essa diversidade traz estabilidade produtiva para a propriedade rural, pois quando um produto está com um preço baixo no mercado, normalmente o outro compensa e gera a renda necessária para o período”.

Nenhum comentário: