quinta-feira, 6 de agosto de 2015

O produtor ganha mais fazendo a seleção de cordeiros para o abate


cordeiros 1Para encaminhar animais à terminação, algumas recomendações são necessárias: o produtor de ovinos deve observar a idade, a condição corporal e a saúde do animal. Assim, é recomendável que só sejam encaminhados carneiros logo após a desmama, que é na idade entre 60 a 75 dias, que não estejam muito magros ou muito gordos, com peso vivo maior que 15 quilos para confinamento e maior que 18 quilos para terminação a pasto, e que não apresentem problemas no casco ou miíases, que são as infecções na pele por larvas de moscas, conhecidas popularmente como “bicheiras”.
“Quando chegam aos centros de terminação, os animais devem ser pesados e ter avaliada sua condição sanitária. Além disso, devem ser vacinados contra as doenças principais, como clostridiose e raiva e também vermifugados”, recomenda o médico veterinário Fernando Henrique Albuquerque, pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos. No caso da vermifugação, ele chama atenção que a decisão de usar o vermífugo deve ser tomada em função do grau de anemia do animal e do exame da contagem de ovos por grama de fezes (OPG), para não aplicar remédio de forma indiscriminada.
A observação do grau de anemia, que pode ser feita por meio do exame da mucosa ocular via método Famacha, pode facilitar também a decisão de encaminhar o animal para uma terminação em confinamento ou a pasto, uma vez que não é recomendável que animais com menor resistência a verminoses sejam destinados à terminação a pasto. “Uma seleção bem feita reduz o risco de surtos de algumas doenças – infecto-contagiosas, verminoses, eimerioses – e também a utilização de medicamentos. Além disso, pode ser reduzido o tempo necessário para a terminação, dando oportunidade do produtor programar outras vendas com maior rapidez”, ressalta o médico veterinário Leandro Oliveira, analista da Embrapa Caprinos e Ovinos.

Garantir um melhor padrão de qualidade para a carne de ovinos, reduzir o risco de doenças e custo com medicamentos e diminuir o tempo de engorda para abate. Essas são algumas das vantagens de seguir os procedimentos da seleção de cordeiros para terminação, de acordo com os padrões recomendados e observados em pesquisas pela Embrapa Caprinos e Ovinos, em Sobral, no Ceará.
Fonte: EMBRAPA

Nenhum comentário: