segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Oficina de Captação de Água

Será uma oficina sobre Captação e Manejo de água da chuva. O evento acontece entre os dias 17 e 21 de agosto, no Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte. Os interessados poderão se inscrever até o próximo dia 13. A capacitação tem como público-alvo técnicos, pesquisadores, extensionistas, universitários e agricultores do Alto Oeste Potiguar que tenham interesse ou experiência prévia em instalação e manutenção de sistemas de captação e manejo de água de chuva. A capacitação pretende ainda gerar debates e promover conhecimentos sobre as tecnologias sociais de barragens subterrâneas e cisternas de produção.
A ação integra o Projeto Transversal Água, resultado do acordo de cooperação técnica entre a Embrapa e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O projeto atua nos 14 Territórios da Cidadania do Semiárido brasileiro. Segundo o pesquisador da Embrapa Enio Girão, o tema abordado na capacitação é uma demanda das instituições e das ONGs da região que constroem barragens subterrâneas e cisternas de produção.
O pesquisador afirma que existem maneiras distintas de construir essas tecnologias sociais e que a oficina será uma oportunidade de debater sobre as diferentes metodologias empregadas pela Embrapa e por outras organizações. “É importante que esse espaço de discussão sobre as tecnologias seja criado. Esse relacionamento gera diferentes conhecimentos sobre o tema”, enfatiza.
Dentre os temas abordados na capacitação terão destaque conceitos, objetivos, funções, modelos, componentes, potencialidades e limitações de barragens subterrâneas e cisternas de produção. Além disso, também serão tratados aspectos como o manejo de solos e da água de cisterna para o uso humano, vegetal e animal. A capacitação contará com atividades práticas em propriedades rurais onde essas tecnologias já estão sendo instaladas.

A capacitação será ministrada pelos pesquisadores da Embrapa Enio Girão, Maria Sônia Lopes da Silva, Flávio Adriano Marques, Luíza Brito e Cláudio Nogueira, técnico em agropecuária da Cooperativa Mista de Trabalho e Assessoria Técnico Educacional (COMTACTE). Essa é uma realização da Embrapa Agroindústria Tropical, Embrapa Solos e Embrapa Semirárido, com o apoio da UFERSA.

Nenhum comentário: