segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Parâmetros Morfológicos dos Reservatórios Santa Cruz e Umari, semiárido do RN, Brasil

RESUMO

Objetivou-se caracterizar a morfometria dos reservatórios Santa Cruz e Umari, semiárido do Rio Grande do Norte. O levantamento foi realizado em dezembro de 2012, com auxílio de ecobatímetro acoplado a DGPS. A navegação seguiu linhas perpendiculares à margem dos reservatórios em curvas equidistantes de 400 m. . A batimetria em Santa Cruz adquiriu um total de 35.971 pares de pontos e em Umari, 26.575. O reservatório Santa Cruz apresentou 15.984 m de comprimento máximo, 13 m de profundidade média e 38 m de profundidade máxima. Já Umari apresentou, para esses mesmos parâmetros, 14.227 m, 8 m e 28 m, respectivamente. O volume total de armazenamento em Santa Cruz foi de 295.858.761 m ³ e em Umari foi igual a 114.866.034 m³. Embora com menor volume, Umari apresentou maior perímetro, igual a 110.887 m.
As curvas hipsométricas revelaram que em Umari existe um maior volume de água em profundidades baixas,
facilitando a entrada de luz e oferecendo maior suporte à produtividade biológica, quando comparado com Santa Cruz. Os maiores valores de Fetch e os menores de profundidade foram encontrados em Umari, o que acarreta possivelmente em uma maior ressuspensão do sedimento neste reservatório, podendo ocasionar maiores cargas de nutrientes. Uma maior proporção de litoral em Umari favorece ainda a colonização das margens por comunidades vegetais. Os reservatórios, em especial Umari, apresentaram profundidade relativa baixa , fator que favorece uma possível instabilidade térmica, consequentemente, uma maior mistura das massas de águas facilitada pela ação dos ventos.
Rodrigo Sávio Teixeira de MOURA1; Rafson Varela dos SANTOS1;Yuri Vinicius de Andrade LOPES1; Gustavo Gonzaga HENRY-SILVA4



Nenhum comentário: