quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Produtores do semiárido podem usar a pequena irrigação para produção na agricultura

irrigação semiáridoSistemas de irrigação montados com material de baixo custo ajudam pequenos produtores do Semiárido a produzir o ano todo. Ações realizadas desde 2009 pela Embrapa em 12 assentamentos vêm mudando a realidade de famílias do sertão da Bahia. Cerca de 150 famílias participam diretamente das atividades e são beneficiadas aproximadamente 830 famílias de assentamentos.
A agricultura irrigada é a principal opção para o desenvolvimento dos assentamentos nessa região, em especial para as culturas de mandioca e banana. Mas os custos de instalação de sistemas de irrigação para o produtor descapitalizado são relevantes, por isso projetos vêm sendo implementados com o intuito de selecionar e adaptar tecnologias de irrigação de baixo custo para essa faixa de agricultor familiar que vive em localidades com índices de chuva inferiores a 450 mm por ano.

Para o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Eugênio Coelho, a proposta da tecnologia é instalar sistemas da forma mais barata possível, o chamado Sistemas de irrigação localizada. Diversos itens compõem um sistema de irrigação, entre os quais, bomba, tubulações, conexões e emissores. No geral, não são baratos, mas existem algumas adaptações que podem ser feitas, principalmente nos emissores, para tornar o sistema acessível ao agricultor sem recursos. Texto da cartilha “Sistemas e manejo de irrigação para agricultura familiar”, lançada pela Embrapa com recursos do Prêmio Mandacaru II, informa que, quando tomados os devidos cuidados no uso da água, os sistemas de irrigação montados com material de baixo custo apresentam os mesmos efeitos dos convencionais sobre a produção de culturas de ciclo curto e perenes em áreas de agricultura familiar.

Nenhum comentário: