sábado, 22 de agosto de 2015

Barragem Subterrânea é tema de oficina do Plano Brasil Sem Miséria no território Alto Oeste Potiguar

Felipe Macedo Guimarães - A barragem subterrânea é uma estratégia eficaz de convívio com a seca
A barragem subterrânea é uma estratégia eficaz de convívio com a seca
Entre os dias 17 e 20 de agosto, os pesquisadores Maria Sonia Lopes da Silva e Flávio Adriano Marques, da Embrapa Solos UEP Recife, ministraram um curso e dois dias-de-campo sobre barragem subterrânea no território do Alto Oeste Potiguar (RN).
O curso Barragem Subterrânea: construção e manejo do solo e da água foi realizado na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Campus Pau dos Ferros. Foram debatidos aspectos relacionados à construção, tipos, modelos e manejo do solo e da água de barragens subterrâneas. "Um dos destaques desse módulo (barragem subterrânea) foi a construção coletiva e participativa do conhecimento sobre as classes de solo do Semiárido do Nordeste brasileiro com potencial para a instalação de barragens subterrâneas", ressaltou Ênio Girão, pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE) e um dos coordenadores do evento.
O curso foi um dos módulos da oficina de Captação e Manejo de Água de Chuva, organizado pela Embrapa Agroindústria Tropical em parceria com a Embrapa Solos UEP Recife e a Embrapa Semiárido (Petrolina-PE), com apoio da UFERSA. Esse curso também fez parte das atividades planejadas pela Embrapa em comemoração ao Ano Internacional dos Solos. Participaram agricultores, extensionistas, professores, estudantes e pesquisadores.
Já os dias-de-campo ocorreram no sítio Alagoinha, propriedade de "Seu" Rafael, município de Pau-dos-Ferros; e no sítio Marretas, do "Seu" Ivonaldo, no município vizinho de Rafael Fernandes. Neles os participantes tiveram oportunidade de visitar alguns modelos de barragem subterrânea e ouvir relatos dos agricultores sobre a importância da tecnologia na captação e armazenamento da água de chuva. "Depois da chegada dessa barragem, tenho condição de plantar e colher com segurança onde antes a terra era seca" afirmou Seu Ivonaldo.
Essa oficina foi uma ação do Projeto Transversal Água, que é parte do Plano Brasil Sem Miséria. Esse projeto é resultado de um acordo de cooperação técnica entre a Embrapa e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
O Projeto Transversal Água
Destinado aos agricultores familiares dos Territórios da Cidadania beneficiados com as ações do Plano Brasil Sem Miséria, o projeto visa identificar beneficiários e tecnologias sociais de captação e armazenamento de água de chuva de acordo com as necessidades das famílias, além de promover a sensibilização e capacitação técnica dos agricultores familiares e demais públicos vinculados ao projeto. O projeto atua nos 14 Territórios da Cidadania do Semiárido brasileiro apoiados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O Plano Brasil Sem Miséria
Em 2 de junho de 2011, o Governo Federal lançou o Plano Brasil Sem Miséria (BSM) com o objetivo de superar a extrema pobreza no País. Coordenado pelo MDS, o BSM envolve 22 ministérios em sua gestão, além de contar com a parceria de estados e municípios, bancos públicos e o apoio do setor privado e terceiro setor. Juntos, esses parceiros desenvolvem as atividades que compõem o Brasil Sem Miséria. Com o BSM, as famílias agricultoras estão tendo acesso a diferentes programas, entre eles, o Água para Todos, que entregou, até junho de 2015, 1,2 milhão de cisternas para consumo humano no Semiárido e 121,4 mil tecnologias sociais voltadas à produção de alimentos.
Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Nenhum comentário: