sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Preparando manivas de mandioca para ampliar a plantação

manivas mandiocaO objetivo é apresentar a importância da produção de manivas-sementes de mandioca e de macaxeira como forma de viabilizar a chegada de novos materiais mais produtivos e adaptados, bem como a autossuficiência das comunidades e agricultores familiares em relação a esse insumo. Esse é o trabalho conjunto realizado pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE), em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).
Segundo Neusa Lima, pesquisadora do convênio Emdagro/Embrapa e coordenadora da pesquisa, o passo inicial é a implantação de áreas coletivas de multiplicação de sementes de mandioca e/ou de macaxeiras em comunidades rurais e /ou assentamentos da reforma agrária. As manivas-sementes são fornecidas às comunidades e estas realizam os procedimentos de plantio, tratos culturais e fitossanitários.
“Em contrapartida, a Emdagro fornece todos os insumos e a assistência técnica a esses produtores. Ao final do ciclo, a comunidade é beneficiada através da distribuição das manivas por eles produzidas, viabilizando novas áreas de multiplicação de sementes e plantios com objetivo de produção de raízes”, afirma a pesquisadora.

Para Neusa, essa forma de produção traz alguns benefícios para os produtores rurais como a organização da comunidade para produzir suas manivas-sementes de forma coletiva, favorecendo o associativismo; adoção de práticas de cultivo que proporcionam maiores possibilidades de incremento da produção e produtividade; adoção de práticas de conservação do solo (rotação, consórcio etc); incremento na renda familiar através do aumento da produção e aumento da autoestima que é proporcionada pela melhoria das condições de vida dos agricultores familiares e assentados da reforma agrária.

Nenhum comentário: