segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Barreiras ao desenvolvimento do coqueiro

hortifruti_coqueiro_coco (Foto: Drawlio Joca / Ed. Globo)
Parte dos poucos frutos que vingam da minha plantação de coco anão cresce até certo tamanho e depois cai. Os que se desenvolvem, ficam pequenos. Há alguma solução para a fruteira?

Rafael Teixeira, Bonfinópolis, GO

De maneira geral, a queda de frutos imaturos na cultura do coqueiro está relacionada com fatores climáticos, como baixas temperatura, radiação solar e umidade relativa do ar, além de desnutrição das plantas e ocorrência de pragas, em destaque o ácaro da necrose do coqueiro. Diante de tantas possibilidades, é preciso fazer uma avaliação das condições locais de plantio e do estado geral do coqueiral. Algumas mudas são plantadas sem nenhuma seleção com relação à origem do material genético e, em muitos casos, apresentam pouco potencial produtivo, ainda que sejam proporcionados os tratos culturais necessários.

O amarelecimento das folhas e a queda prematura de frutos podem indicar um sintoma típico de desnutrição da planta. A recomendação é realizar regularmente adubação com base em análise de solo. Na ausência de um exame, a sugestão é de usar a formulação N-P-K (20-10-20), ou similar, em uma dosagem de aproximadamente 3 a 4 quilos por planta. Em exemplares adultos, a dosagem pode ser fracionada em duas aplicações ao ano. O adubo deve ser aplicado entre 0,5 e 1,5 metro de distância do tronco do coqueiro e incorporado ao solo com boa umidade. Recomenda-se também realizar adubação orgânica com esterco na quantidade de 10 a 20 quilos por planta. O aumento de produção tende a ser registrado cerca de dois anos após a primeira adubação. No caso de ocorrência de queda de frutos causada por ácaro da necrose, é indicado pulverizar mensalmente a mistura de óleo de algodão (1,5%) com detergente neutro (1,0%), dirigindo o jato para os cachos novos.

CONSULTOR: HUMBERTO ROLLEMBERG FONTES, engenheiro agrônomo, pesquisador em fitotecnia da Embrapa Tabuleiros Costeiros (CPATC), Av. Beira Mar, 3250, Bairro 13 de Julho, Caixa Postal 44, CEP 49025-040, Aracaju, SE, tel. (79) 4009-1311, humberto.fontes@embrapa.br 
 
Por João Mathias, GR Responde

Nenhum comentário: