quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Assentados paraibanos participam de oficina sobre enriquecimento da caatinga


Foto: Coonap/PB
Representantes de cinco assentamentos da reforma agrária, na Paraíba, participaram durante esta semana, de uma oficina sobre Enriquecimento da Caatinga. A atividade foi realizada no assentamento Pequeno Richard, em Campina Grande, no Território da Borborema, a 121 quilômetros da capital João Pessoa. Agricultores dos assentamentos Bom Jesus, (Barra de São Miguel), Serra do Monte (Cabaceiras),Vitória, Venâncio Tomé e Pequeno Richard, em Campina Grande participaram da atividade.

A oficina foi promovida pela Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), contratada pelo Incra/PB para prestar assistência técnica aos assentamentos. A ação foi realizada em parceria com Instituto Nacional do Semiárido (Insa).

O engenheiro agrônomo do Insa João Macedo que ministrou a oficina, explicou que o objetivo desse tipo de atividade é verificar a flora existente no local e observar como pode ser feito o enriquecimento da área com essas essências nativas. Depois disso, são plantadas mudas de árvores não existentes na área que contribuirão para o enriquecimento do sistema agroflorestal. Isso significa fazer o plantio diversificado na mata nativa associado à agricultura e forragens, trabalhando sempre em favor do equilíbrio natural.

Durante a oficina foi realizado o plantio de mudas de gliricídias, canafístulas, oiticica, aroeiras, marizeiras, umburanas de cheiro e umbuzeiros. Além disso, durante a atividade, os agricultores retiraram as plantas de uma mesma espécie, em excesso, dando espaço para o desenvolvimento das outras.

Unidade Demonstrativa

O diretor técnico da Coonap José Diniz informou que serão realizadas mais quatro oficinas semelhantes no Território da Borborema. Depois dessa meta alcançada, será implantada uma Unidade Demonstrativa (UD) de sistema agroflorestal para apoiar outros assentados e agricultores familiares interessados nas boas prática de enriquecimento da caatinga.
 Com informações da Coonap/PB.

Nenhum comentário: