quarta-feira, 19 de agosto de 2015

El Niño - Mudanças



Os modelos de previsão do comportamento das águas dos oceanos indicam que esse episódio do El Niño deverá atingir o máximo de aquecimento durante os meses de agosto e setembro, prevendo uma diminuição na sua intensidade a partir do mês de outubro. Na atual configuração dos ventos e do campo de pressão sobre o Pacífico, foi observado nesses últimos dias um fortalecimento do Centro de Alta Pressão do Pacífico Sul, que influenciou no aumento do vento de sudeste. Esse novo momento deverá começar a promover algumas mudanças na temperatura da superfície do mar e isso somente poderemos comprovar durante as próximas semanas.

A gerência de Meteorologia da EMPARN continuará monitorando e analisando diariamente o comportamento dos oceanos. Informações mais conclusivas sobre o comportamento para o período chuvoso de 2016 somente poderão ser apresentadas a partir dos próximos meses.

No Oceano Atlântico, a condição média da temperatura das águas superficiais para a primeira semana de agosto/15 mostrou resfriamentos próximos do continente Africano e aquecimentos em áreas próximas ao Litoral do Nordeste e toda a extensão da faixa central do Atlântico Norte. Na análise da chuva observada no período de 1 a 13 de agosto de 2015, foi observado que choveu muito pouco no Estado. Diferente dos meses anteriores, junho e julho, as chuvas decorrentes de instabilidades oceânicas e fatores locais como a brisa no litoral e o relevo no interior, apresentaram valores bastante modestos, não superando 5 mm em média.

Em pontos isolados do Litoral Sul e na Borborema foram observados valores maiores, em torno de 10mm. A diminuição na ocorrência das chuvas foi ocasionada principalmente pela grande massa de ar seco que está estabelecida sobre o interior do continente e pelo aumento dos ventos de sudeste devido ao fortalecimento do Centro de Alta Pressão do Atlântico Sul. A chuva observada nos primeiros 13 dias de agosto não atingiu a média para o período, com desvios negativos superiores a 50% predominando no Estado. Alguns pontos isolados no Alto Oeste, Seridó, Serra do Mel e Serra do Doutor, locais esses que nesse mês climatologicamente chove pouco, é que apresentaram desvios positivos.

www.emparn.rn.gov.br  

Nenhum comentário: