quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Colunas - Tribuna do Norte


Previsão (I)
Pouco volume de chuva é esperado para a segunda semana de agosto no Rio Grande do Norte. A gerência de Meteorologia da Emparn, revela que “são esperadas chuvas em pouca quantidade, tanto para o litoral como para o interior do Estado. Para o litoral leste, os valores acumulados deverão variar entre 2 a 10 milímetros (mm), enquanto que para o interior, valores variando entre 0 a 5mm”.

Previsão (II)
A seca de 2016 pode ser tão severa quanto a de 1998. O relatório da Funceme com o diagnóstico final deve ser finalizado em outubro. Segundo matéria recente do jornal O Povo, de Fortaleza, a seca já provocou a desativação de oito dos 14 perímetros irrigados do Ceará. A falta d'água afeta a produção e a competitividade com outros estados, neste caso, todos os estados do semiárido nordestino perde competitividade.

A Base Experimental da Emparn, em Caicó, inicia a limpeza do Açude Mundo Novo. Com a licença do Idema liberada, será implantada toda a sinalização e retirada toda a forragem ainda existente na área, para quem planta em vazantes não tenha nenhum prejuízo. Aliás, o Rio Grande do Norte já deveria ter um arrojado programa de retirada de areia dos leitos de rios, açudes e barragens. 
  

Nenhum comentário: