quinta-feira, 6 de agosto de 2015

A participação da EMPARN na Festa do Bode


EMPARN leva conhecimento e tecnologia à Festa do Bode

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) vai participar da 17ª Exposição de Caprinos, Ovinos e Bovinos do Oeste Potiguar, a tradicional Festa do Bode, que começa nesta quinta-feira (6) e segue até o próximo domingo (9), no Parque Armando Buá, em Mossoró. O stand da empresa de pesquisa está armado dentro da estrutura montada pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape).

O evento é considerado a maior feira da caprinovinocultura do Rio Grande do Norte, com expectativa de movimentar R$ 3 milhões em negócios. A estrutura do parque terá 92 currais para caprinos e ovinos e 80 argolas para bovinos. Uma das novidades é a realização da 1ª Feira da Agricultura Familiar, capitaneada pelo RN Sustentável.

Dentro da programação também está prevista a realização de cursos e seminários, assistência técnica e atendimento, acesso ao crédito rural, shows musicais e o tradicional leilão de animais. Pesquisadores da EMPARN estarão presentes no I Fórum da Caprinocultura Leiteira, que fará parte do evento. No estande da empresa, os agricultores, sobretudo da agricultura familiar, poderão receber panfletos, cartilhas, sementes e mudas e adquirir pintos de um dia a R$ 2,00 a unidade.

No 12º Leilão de Animais "Terra da Liberdade”, realizado no sábado (8), às 19 horas, a EMPARN vai oferecer aos criadores 15 bovinos das raças Guzerá, Pardo Suiço e Gir, adaptadas ao semiárido. A empresa de pesquisa vai participar com a venda de genética, quando será apresentado o touro Sindi XIQUEXIQUE. Além disso, serão expostos nos currais exemplares de caprinos da raça Canindé; ovinos da raça Morada Nova e também bovinos da raça Sindi.


SOBRE XIQUEXIQUE:

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte adquiriu em comodato um touro da Raça Sindi que faz parte de um dos melhores rebanhos do Brasil. Xiquexique atualmente vive na Estação Experimental Terras Secas, na cidade de Pedro Avelino, onde vai passar uma temporada de aproximadamente dois anos. O animal foi trazido da Paraíba para o Rio Grande do Norte com o objetivo de realizar um trabalho de melhoramento genético no rebanho da EMPARN.

Xiquexique é atualmente considerado um dos melhores touros da raça Sindi no país pelo fato de combinar perfeitamente os principais atributos dessa raça: pelagem curta, comprimento e harmonia da carcaça, qualidade do leite e fertilidade de seus ascendentes e colaterais. Sua coleta de sémen está oficializada e ele vai contribuir com material genético de altíssima qualidade para elevar o nível do rebanho potiguar.

EMPARN - Gerência de Transferência de Tecnologias e Comunicação
- Assessoria de Comunicação -

Nenhum comentário: