quinta-feira, 2 de abril de 2015

Uma cultura em expansão em várias regiões brasileiras

dendezeiroÉ o cultivo do dendezeiro que vem crescendo as áreas de cultivo na Amazônia, especialmente no estado do Pará, que é responsável por 90% da produção nacional dessa oleaginosa. De acordo com levantamento da Embrapa, dos 60 mil hectares plantados no Pará em 2008, a área da dendeicultura saltou para 162 mil hectares, em 2014, com destaque para os municípios de Tomé-Açu, Moju, Acará, Tailândia e Concórdia do Pará, no nordeste paraense.
O fenômeno da expansão se deve em parte aos incentivos governamentais para incrementar o mercado de biocombustíveis, como alternativa às fontes não renováveis de energia. Mas a economia do dendê é dominada pela indústria alimentícia, no fornecimento de óleos vegetais livres de gordura trans.
A maior parte da produção mundial (80%) é utilizada pelo setor de alimentos, 10% na indústria química e os outros 10% em bioenergia e biocombustíveis. Na agroindústria alimentar a aplicação do óleo de palma refinado é feita na fabricação de margarinas, biscoitos, maioneses, pães, sorvetes e na produção de chocolate, como substituto da manteiga de cacau. Atualmente, o produto também vem sendo empregado na indústria de sabões, sabonetes, detergentes, velas, produtos farmacêuticos, cosméticos e corantes naturais.

Nenhum comentário: