quinta-feira, 9 de abril de 2015

Avermectina foi liberada para uso e fabricação no Brasil


avermectinaNa próxima semana deve ser publicada a nova Instrução Normativa liberando a fabricação, manipulação, fracionamento, comercialização, importação de avermectinas de longa ação. O produto estava proibido, no Brasil, desde maio do ano passado, a fim de que o Ministério da Agricultura concluísse estudos científicos sobre a ação do produto em humanos.  A atividade antiparasitária desse produto tem duração maior que os convencionais, ou seja, acima de 42 dias.
Este ano, o Mapa realizou várias reuniões com o setor privado, nas quais ficaram esclarecidos quais os pontos de risco para o uso da avermectina de longa duração. Em 26 de fevereiro, durante reunião na Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, os representantes do setor e a equipe técnica do ministério discutiram ponto a ponto o plano de mitigação de risco apresentado e chegaram a um consenso pela revogação da Instrução Normativa 13/2014, que proibia o uso da avermectina de longa ação.
Uma proposta conjunta foi assinada por representantes das seguintes entidades: Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac), Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Nenhum comentário: