segunda-feira, 27 de abril de 2015

A importância de fazer a secagem das vacas para um novo parto mais produtivo e cria saudável


vaca amamentandoA interrupção de lactação de vacas antes de um novo parto garante bezerros mais saudáveis e melhor produtividade no leite. A secagem de vacas é uma técnica simples usada para fazer com que o animal interrompa a lactação. O objetivo é proporcionar um descanso à vaca no fim da gestação para que o animal possa gerar uma cria saudável. Segundo os pesquisadores da Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora, Minas Gerais, vacas que procriam dando leite, produzem bezerros fracos e não apresentam condições corporais durante o parto, o que pode ocasionar sérios problemas para a vaca e o bezerro e, consequentemente, gerar prejuízos para o produtor.
A secagem é recomendada até dois meses antes do parto. Mas os especialistas aconselham adotar o procedimento quando a produção de leite do animal fica muito baixa, tornando antieconômico manter o animal em lactação. Outra vantagem de efetuar a secagem é o fato de ela proporcionar maior produção de colostro, alimento fundamental para que o bezerro cresça de forma saudável.

A secagem é feita por meio do esgotamento do úbere. É importante que o produtor observe se há mamite antes de iniciar a secagem para evitar maiores complicações durante o processo, o que aumentaria o custo do tratamento. Para o veterinário Antônio Cândido Cerqueira Leite, responsável clínico pelo rebanho da Embrapa Gado de Leite, há diversas formas de como secar uma vaca antes do parto.  Entre elas, interromper a ordenha por um ou dois dias e em seguida ampliar o espaço de coleta, uma ou duas vezes mais e finalmente interromper por completo. A cria também deve ser apartada simultaneamente.

Nenhum comentário: