quinta-feira, 30 de abril de 2015

Proteção ambiental no campo pode ser feita com o lago de múltiplo uso

lagoDesenvolvida pelos pesquisadores da Embrapa, a tecnologia do Lago de Múltiplo Uso tem como objetivo a impermeabilização do solo para proteção ambiental. Essa impermeabilização evita a contaminação do lençol freático por dejetos poluentes. Ela pode também viabilizar o uso de água limpa, com valor agregado, para outros fins.
A tecnologia consiste em revestir o lago com uma lona de plástico comum, coberta com uma camada de solo de 25 a 30 cm de espessura, com o objetivo de fixá-la no fundo, protegê-la contra peixes e animais e, principalmente, contra os raios solares. Trata-se de tecnologia eficiente, de longa vida e baixo custo, cujas principais aplicações e respectivos benefícios são: a) lazer e turismo: lagos ornamentais em sítios, chácaras, shoppings, etc; b) ecológicos: acondicionar e tratar dejetos líquidos poluentes de suínos, bovinos, frigoríficos e urbanos, para posterior liberação aos córregos e/ou aplicação em lavouras; c) fazendas: como reservatório, em substituição a caixas d’água, a baixo custo.

Além disso, a tecnologia do lago de múltiplo uso pode ser usada para as propriedade que exploram a piscicultura, nesse caso, podendo ser  comercial e pesque-paque. A adoção dessa tecnologia possibilita um melhor aproveitamento da água da propriedade, eliminando as perdas pela infiltração. Outro ponto positivo é o abastecimento de comunidades rurais e hortas comunitárias gerando estabilidade do sistema irrigado. Também pode ser usada na  irrigação porque racionaliza o sistema de irrigação na propriedade, propiciando redução no consumo de energia e utilização de equipamentos e motores de menor potência e evita perdas por infiltração, além do uso de tarifa reduzida de energia.

Nenhum comentário: