quinta-feira, 9 de abril de 2015

Transposição do Rio São Francisco fica pronta em um ano, garante novo ministro

Novo ministro da Integração Nacional afirma que 70% das obras estão concluídas e serão entregues totalmente no início de 2016

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Brasília – As obras de transposição do Rio São Francisco, que já sofreram sucessivos adiamentos, devem ser concluídas até o início de 2016, garantiu nessa sexta-feira o novo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. “Estamos com 70% das obras executadas”, informou. “Nossa previsão é para o início do ano que vem, em 2016, entregarmos essas obras. A expectativa é essa, de entregar uma obra importantíssima para a Região Nordeste.” Ele ressaltou que a obra abastecerá “não só por onde o canal passará”. Segundo Occhi, obras de construção de adutoras levarão água para outras cidades, perenizando o abastecimento na região. Em cerimônia na sede da pasta, em Brasília, Occhi recebeu o cargo de Francisco Teixeira, que será o secretário de Recursos Hídricos do Ceará.
Sobre a contenção de gastos no novo mandato de Dilma Rousseff, Occhi destacou que não ocorrerá diminuição de investimentos. Ele disse que a presidente e a equipe econômica já destacaram que as medidas de ajuste fiscal a serem adotadas não comprometerão os investimentos. “O governo federal vai trabalhar para isso”, frisou.

O Eixo Leste da obra de transposição tem previsão de conclusão em dezembro deste ano. Entre 2011 e 2014, período do chamado Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, essa parte do empreendimento recebeu investimentos de R$ 969 milhões e chegou a 67% de execução das obras. Já o Eixo Norte teve 70% das obras executadas, com R$ 3,2 bilhões em investimentos. Em outubro, o governo fez o primeiro teste de bombeamento de água em uma das estações da transposição.

Ministro das Cidades de março a dezembro de 2014, Occhi é formado em direito, tem pós-graduação nas áreas de finanças, mercado financeiro e gestão empresarial. É funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal desde 1980, onde ocupou os cargos de vice-presidente de governo e de superintendente nacional da Região Nordeste.

O projeto


A conclusão da transposição do Rio São Francisco era originalmente esperada para 2010, ainda sob a gestão do ex-presidente Lula. O projeto vai beneficiar 12 milhões de pessoas que sofrem com a seca, em 400 municípios de quatro estados do Nordeste. O canal do Eixo Norte tem 402km e o do Leste, 220km.

Nenhum comentário: