quinta-feira, 23 de abril de 2015

EMPARN Participa da 1ª Feira Agropecuária do Ano


ASSECOM/EMPARN
Foi um sucesso a abertura do circuito estadual de exposições agropecuárias 2015, com a XVIII Exposição de Caprinos e Ovinos da Região Potengi. A caprifeira aconteceu no Parque de Eventos Agropecuários Francisco Bezerra de Brito, em São Paulo do Potengi, entre os dias 17 e 19 de abril e, além da população da cidade, reuniu autoridades políticas, pecuaristas, agricultores e demais moradores de vários municípios potiguares.
A abertura, na noite da sexta-feira (17), foi feita pelo Prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho, e contou com a presença no palanque do Governador Robinson Faria, Secretários de Estado, Senadora Fátima Bezerra, Deputado Estadual Fernando Mineiro, e representantes de várias entidades ligadas ao setor agropecuário do Estado, como Alexandre Wanderley, Presidente da EMPARN.
Durante o discurso de abertura, o Governador Robinson Faria elogiou a estrutura montada para o evento – o maior desde a primeira edição de caprifeiras na cidade. O número de estandes e currais cresceu, em parte, graças à contribuição financeira do Governo do Estado, que este ano vai investir cerca de R$ 1 milhão no circuito de feiras agropecuárias. O chefe do executivo estadual também prometeu continuar incentivando as atividades ligadas ao agronegócio em todas as regiões do Rio Grande do Norte.
O stand da EMPARN ficou bastante movimentado da sexta-feira até o domingo. O espaço foi montado com produtos trazidos das diversas Estações Experimentais da empresa. O que mais chamou a atenção dos visitantes, principalmente das crianças, foi a gaiola com 200 pintos caipiras de um dia, vendidos a R$ 2,00 a unidade. Os animais foram trazidos da central de produção de ave caipira, na Estação Mundo Novo, em Caicó.
A EMPARN também participou com a presença de animais nos currais. Foram seis garrotas e novilhas da raça Pardo-Suíça trazidas da Estação Experimental de Cruzeta. De São Gonçalo, foram mais seis cabeças das raças Guzerá e Gir, para difundir as raças zebuínas leiteiras. Entre os caprinos e ovinos, as grandes estrelas do evento, a empresa levou diretamente da Estação Experimental de Terras Secas, em Pedro Avelino, 23 cabeças, sendo 21 fêmeas das raças Canindé e Morada Nova e dois reprodutores.
Além dos animais, o estande da EMPARN expôs sementes de sorgo Ponta Negra e milho Cruzeta e Potiguar, mudas de banana e palma forrageira e cachos de coco anão verde. Todos esses produtos foram levados da Estação Experimental Rommel Mesquita de Faria, em Parnamirim, onde está situada a sede da empresa, e foram distribuídos em amostras aos produtores, assim como um grande acervo de publicações sobre as tecnologias desenvolvidas e adaptadas pela EMPARN.
Completando a participação, os pesquisadores da EMPARN, Guilherme Costa Lima e Jorge Torres guiaram cerca de 200 agricultores da região em um dia de campo, realizado em parceria com a EMATER/RN. As palestras e demonstrações dos profissionais foram sobre a palma forrageira adensada e irrigada e a ordenha higiênica de cabras.

Nenhum comentário: