terça-feira, 7 de abril de 2015

As mil e uma utilidades da casca do coco verde


casca de cocoO Estado da Bahia é o maior produtor de coco do Brasil com uma área plantada de 83.115 hectares e produção superior a 623 milhões de frutos. Cultura tradicional dos solos arenosos da faixa costeira do estado, toda a produção gera um resíduo de casca ainda não totalmente aproveitada como subproduto.
A casca do coco verde pode ser utilizada na fabricação de vasos, estofamentos e forramento interno de automóveis, mantas para contenção de encostas, fabricação de palmilhas, divisórias, artesanatos, adubação orgânica, dentre outras. Segundo a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), o beneficiamento da casca do coco verde constitui um projeto de inclusão social, como forma de agregar valor aos resíduos da cultura do coco, além de contribuir para o fomento e incremento de renda da população excluída.
Para o engenheiro da EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola –  Fernando Ramos Florence, o substrato, que é o pó da casca,  representa uma alternativa para a produção de mudas. “O substrato, por exemplo, pode ser amplamente utilizado na produção de mudas em grande escala, pois tem a capacitade de absorver 8,4 vezes o peso seco dele em água. Já a fibra pode ser usada principalmente na indústria automobilística e na contenção de encostas”.
De acordo com Florence, a fibra do coco foi recentemente exportada pelo Estado do Pará para a indústria calçadista da Espanha para a produção de palmilhas. “Isso porque a fibra de coco tem um efeito térmico e acústico”.
Por sua vez o também engenheiro Jorge Silveira, da EBDA,  destaca o uso do cocoxim que é o vaso feito com a casca do coco,  como alternativa ecológica para o plantio de plantas ornamentais no lugar do xaxim. Ele lembra que o xaxim está em extinção, pois durante muitos anos foi uma planta muito utilizada para a confecção de vasos e hoje sua venda é proibida pelo Ibama.
“No cocoxim é possível cultivar qualquer tipo de planta, desde que você o coloque na água por 24 horas para a retirada do tanino, substância que pode matar a planta. Feito isso, é possível utilizar o cocoxim para qualquer cultivo de plantas ornamentais. O cocoxim pode durar cerca de dez anos. Além disso, contém ferro, fósforo e potássio, muito bom para o desenvolvimento das plantas”, explica Silveira.

Nenhum comentário: