terça-feira, 7 de abril de 2015

As várias etapas para se conseguir uma boa produtividade no plantio de milho


milharalA produtividade de milho no Brasil ainda é considerada baixa. A média nacional foi de 4 .571kg/ha, variando de 2.102kg/ha na região Nordeste a 7.537kg/ha na região Centro-Oeste.  Em levantamento realizado por pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo, verificou-se que em 1.095 lavouras em diversas regiões do país a média de produtividade foi de 11.034 kg/ha, com variações de 8.000 a 16.000 kg/ha.
Constata-se que as diferenças de rendimento ainda são muito grandes em função das tecnologias adotadas e da capacidade gerencial dos produtores. Esse quadro indica a possibilidade de aumentar a produtividade em praticamente todas as regiões, tomando como exemplo os casos bem sucedidos.
Para o pesquisador José Carlos Cruz existem etapas, na produção, que podem ajudar o produtor aumentar a produtividade do milho. Os pontos que podem ser trabalhados, resultando em maior eficiência econômica das lavouras são eles: uso de densidade e espaçamento de plantio adequados; implantação da cultura na época correta; uso de cultivares produtivas e adaptadas à região e ao sistema de produção; correção e adubação do solo conforme análise prévia; manejo adequado de doenças, de plantas daninhas e de insetos-praga.

“A primeira preocupação que o produtor deve ter é com a semente que ele vai plantar. Existem no Brasil cerca de 500 tipos diferentes de sementes de milho, mas o produtor deve escolher a mais adequada à sua realidade, levando-se em conta seu grau de capitalização e capacidade gerencial”, destaca José Carlos Cruz.

Nenhum comentário: