segunda-feira, 20 de abril de 2015

Programa Banco de Sementes

ASSECOM/SAPE
Divulgação

O Programa Bancos de Sementes, iniciado em 2005, prevê em sua filosofia o fornecimento do estoque inicial de sementes selecionadas para o plantio de milho e feijão para subsistência das famílias e sorgo Ponta Negra para forragem dos rebanhos. Todas são variedades adaptadas para o semiárido e com o acompanhamento dos pesquisadores da EMPARN/EMBRAPA, que através de suas pesquisas proporcionam ao agricultor familiar do RN, sementes precoces, de ciclo rápido para que seja aproveitada da melhor forma a quadra chuvosa no nosso estado.
O Programa atende na Safra 2015 aproximadamente 35.000 agricultores familiares cadastrados em 1.156 Bancos de Sementes, em 137 municípios do RN. Estão sendo entregues para os estoques dos BS: 161.440 kg de feijão, 187.220 kg de milho, 104.598 kg de sorgo Ponta Negra e 10.000kg de arroz. Este último atendendo às Associações de Produtores de Apodi, Felipe Guerra e Caraúbas. O total de 463.258 kg de sementes são pagos com recursos do Tesouro Estadual, na ordem de R$ 4.310.200,20.
Havendo interesse em participar do Programa, os agricultores devem se dirigir ao Escritório Local da EMATER do seu município ou ao Regional. O técnico local agendará uma visita à comunidade e após reunião sobre a filosofia do Programa junto aos interessados, providencia o cadastramento. Essas informações cadastrais são informatizadas, via sistema CERES da EMATER e, anualmente, a EMATER realiza a atualização da informação dos estoques de sementes nos Bancos para verificação da necessidade a ser reposta, bem como a inclusão e exclusão de Bancos e/ou agricultores.
É política do Programa o agricultor receber o estoque inicial e se comprometer a devolver após o plantio um percentual que varia de 50 a 100% da semente que recebeu, sendo definido pelos próprios agricultores do Banco, em assembleia. Essa devolução ao Banco objetiva a ampliação ou reposição do estoque de sementes nos BS. No caso de estiagem, após o levantamento da safra e da situação climática, o Governo do Estado, através da SAPE, poderá realimentar o estoque onde não houve a possibilidade de reposição pelos agricultores. Também, anualmente, há a possibilidade de inclusão de novos Bancos de Sementes, como também de cancelamento.
A Coordenação do Programa é sediada na Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca - na Coordenadoria de Agropecuária - pelo Engenheiro Agrônomo Antônio Carlos Magalhães Alves.

Nenhum comentário: