quinta-feira, 30 de abril de 2015

Embrapa pode dar assessoria para melhorar o rebanho caprino e ovino geneticamente


bodes no sertãoIsso só é possível através do Programa de melhoramento genético de caprinos e ovinos de corte, o GENECOC. Trata-se de um serviço de assessoria genética prestado pela Embrapa Caprinos e Ovinos e seus parceiros, aos produtores e criadores de caprinos e ovinos de corte. Seu principal objetivo é dar suporte ao produtor na utilização dos recursos genéticos a sua disposição, de maneira a otimizar seu sistema de produção.
A base do programa é estimular e assessorar os participantes na escrituração zootécnica de seus rebanhos, gerando informações seguras e confiáveis que possam ser utilizadas na seleção de seus animais. Para isto o programa utiliza um sistema de gerenciamento online (SGR), por meio de um software em rede, via internet. Este sistema permite aos criadores, o acesso aos dados de seu rebanho em qualquer computador com acesso a internet, por meio de login e senha.
Com os dados coletados, os técnicos realizam avaliações genéticas de reprodutores, matrizes e animais jovens, de caprinos e ovinos, de raças puras e mestiços, de características produtivas e reprodutivas, visando maior produção de carne e pele por hectare, em determinado tempo, a menores custos. Assim, o programa disponibiliza informações para a escolha criteriosa de animais com adequado desenvolvimento muscular, bom ganho de peso, boa capacidade de acabamento e adequado tamanho adulto, reduzindo os custos de manutenção, além de eficiente capacidade reprodutiva e precocidade sexual.

Com as avaliações genéticas, os criadores dispõem dos valores genéticos dos animais, na forma de Diferença Esperada na Progênie (DEP), que podem ser usadas nas ferramentas que o SGR possui, como a de seleção de animais por mérito genético total, com a construção de um índice genético de seleção, e a de seleção dos acasalamentos que maximizam o ganho genético do rebanho, com controle da endogamia. Estas ferramentas são os maiores diferenciais do GENECOC, sendo inovadoras, e permitindo ao criador realizar a seleção de seus animais de acordo com os indicativos econômicos de sua região. O sistema também apresenta outras ferramentas, como a estimativa da endogamia média do rebanho e a listagem dos animais endogâmicos. 

Nenhum comentário: