quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Uma semente de acerola orgânica com boa adaptação no semiárido
É a acerola BRS 366 - Jaburu -  é a mais nova cultivar lançada pela Embrapa Agroindústria Tropical, em Fortaleza, no Ceará, para produção na agricultura familiar. A seleção do clone foi feita com base no desempenho produtivo e características morfológicas da planta, bem como nas características físico-químicas dos frutos. A BRS 366 vem se destacando como a principal cultivar plantada pela cadeia produtiva local para exportação de vitamina C.
Embora tenha sido avaliada em cultivo orgânico irrigado na região da Serra da Ibiapaba, no estado do Ceará, espera-se que a acerola Jaburu tenha boa adaptação em outras regiões semiáridas. As plantas possuem porte de baixo a médio, com altura média de 1,87m e diâmetro da copa de 2,18m, no terceiro ano de idade, em cultivo orgânico irrigado. A produção distribui-se por quase todo o ano, com valores baixos apenas nos meses de junho e julho, favorecendo a colheita manual. As folhas são pequenas, de cor verde, opostas e sem pelos. Ao abrir, as flores têm coloração rosa.
Em condições irrigadas, o clone BRS 366 tem se caracterizado por sua precocidade de produção e ciclos produtivos contínuos durante quase todo o ano. Por essas peculiaridades, o fruto adapta-se bem à produção familiar, proporcionando boa distribuição da renda ao longo do ano. Quanto ao manejo da produção, o pesquisador Francisco Vidal, da Embrapa Agroindústria Tropical, recomenda que o pomar não seja composto apenas pelo clone desejado, mas que outras variedades também sejam cultivadas. Dessa forma, aumenta-se a resistência do pomar contra pragas e doenças. Outras medidas importantes a serem tomadas são: a compra de boas mudas, a realização de podas, a adubação e a observação de um espaçamento adequado entre as árvores.
da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: