sábado, 8 de fevereiro de 2014

Incra/RN renova contrato de assistência técnica para 12 assentamentos

A Superintendência Regional do Incra no Rio Grande do Norte renovou por mais um ano o contrato da prestação de serviços em Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) com o Instituto Potiguar de Desenvolvimento de Comunidades (IDEC). A assinatura da prorrogação, que significa mais um passo para a qualificação e consolidação dos projetos de assentamentos rurais no Estado, ocorreu nesta RN SDC16476quinta-feira (6), na sede da autarquia, em Natal (RN).

Neste contrato, estão sendo atendidas 945 famílias, moradoras de 12 assentamentos rurais do Território da Cidadania do Mato Grande, nos municípios de Touros, Pedra Grande e São Miguel do Gostoso. Ao longo de 2013, foram investidos cerca de R$ 1,4 milhão. Esse mesmo valor deverá ser liberado ao longo de 2014 para a continuidade da ação, que tem como principal objetivo o de universalização da política de ATER nos assentamentos rurais.

A ação visa atender agricultores e agricultoras, assentados nos projetos de reforma agrária com a implementação de um trabalho de assistência técnica, para melhorar as práticas agrícolas e produtivas do campo, portanto, sua produção, produtividade e a qualidade de vida das famílias assentadas. Também de estimular a emancipação sócio-econômica dos assentamentos rurais.

Assistente social e coordenadora o IDEC, Maria Lúcia Cunha, destacou como um dos pontos positivos da prestação dos serviços a realização de uma visita técnica feita à cooperativa Coopercaju, no município de Serra do Mel (RN). Nela, os beneficiados puderam acompanhar todo o processo produtivo do plantio a colheita do caju, assim como o beneficiamento da amêndoa. "A partir da visita, grande parte dos trabalhadores assentados aumentaram sua produção, através do manejo correto do colhimento dos frutos", afirmou.

Destaque também para o trabalho com jovens e mulheres que, por intermédio de intercâmbio, conheceram experiências produtivas na área de apicultores, em municípios do território do Açu/Mossoró, uma das áreas de maior produção de mel de abelha no Rio Grande do Norte. Ainda, com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), os agricultores foram apresentados à noções de manejo sustentável de bovinos e caprinos.

Horticultura

O estímulo à produção de hortaliça, orientações sobre a forma adequada do plantio e o período de cultivo de cada produto foram as maiores contribuições para as famílias do Assentamento Bom Sucesso, em Pedra Grande, atendido pelo IDEC. Nele, das 69 famílias assistidas, cerca de 30 cultivam hortaliças.

Por meio da venda direta, que ocorre a cada segunda-feira na feira livre da cidade, os agricultores estão complementando a renda familiar com a comercialização de coentro, alface, rúcula, cebolinha e pimentão.

A Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) é uma ação desenvolvida sob a coordenação do Incra, por meio da Diretoria de Desenvolvimento de Projetos de Assentamentos. A sua execução ocorrerá através de Contrato, na forma prevista na Lei Nº 8.666/1993 e no Art. 27 da Lei 12.188/2010, visando assegurar de forma continuada e integral os serviços de assistência técnica aos projetos de assentamentos. O Incra/RN está executando três contratos, chegando a 2.661 famílias em 43 assentamentos rurais.

Serão contemplados com a renovação os seguintes assentamentos:
Assentamento
Município
Bonsucesso
Pedra Grande
Canto da Ilha de Cima
São Miguel do Gostoso
Antonio Conselheiro
São Miguel do Gostoso
Ouro Branco
São Miguel do Gostoso
PA Santa Fé
São Miguel do Gostoso
Boa Esperança
São Miguel do Gostoso
Quilombo dos Palmares
Touros
Chico Mendes
Touros
São Sebastião II
Touros
Planalto do Retiro
Touros
Colorado
Touros
Canudos
Touros
Assessoria de Comunicação do Incra/RN
(84) 4006-2186

Nenhum comentário: