quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Ovinos considerados patrimônio do Ceará
São os animais da raça Morada Nova. Atualmente eles são Patrimônio Cultural, Histórico e Genético da cidade de Morada Nova, a 167 km de Fortaleza. O título foi instituído por meio da Lei Municipal Nº 1.597, e existe um pedido para que sejam considerados também patrimônio histórico cultural de todo estado do Ceará.
Os ovinos Morada Nova foram primeiramente encontrados naquela região e apresentam características importantes como a rusticidade, o que facilita a adaptação à região semiárida, uma excelente qualidade do couro e alta prolificidade, com maior número de cordeiros por parto.
Em virtude da inserção de outras raças exóticas no País, os ovinos Morada Nova chegaram perto de ser extintos. Atendendo a uma demanda dos criadores e visando à preservação genética, a Embrapa Caprinos e Ovinos iniciou um projeto para recuperação da raça, em 2007. Uma das ações é o trabalho de melhoramento genético participativo com os criadores da região, que envolve o teste de desempenho, realizado anualmente.

da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: