quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Agricultor usa o computador para saber a quanditade certa de adubo na plantação de manga
Acertar as dosagens de nutrientes na adubação das mangueiras para que respondam com o máximo de produtividade não é operação simples. Mesmo em propriedades que fazem uso intensivo de informações e recursos técnicos é freqüente o erro nas porções dos adubos aplicados nos pomares. A dificuldade está, principalmente, nos atuais métodos que são pouco precisos quando buscam estabelecer as quantidades ótimas de macro e micronutrientes a serem ofertadas às mangueiras.
Estudos recentes realizados por especialistas da Embrapa Semiárido, da Embrapa Acre e do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, agregaram a esses métodos um conjunto de informações que tornam mais eficiente a prática da adubação nos pomares comerciais de mangueiras.
Os estudos ainda avançaram para a criação de um sistema informatizado no qual o agricultor pode correlacionar os 13 principais elementos químicos para a boa nutrição das plantas e a conseqüente elevação da produtividade do pomar.
As recomendações de adubos para a mangueira são determinadas pelos resultados de análise de folhas e de solo. Contudo, a interpretação dos resultados de forma integrada é complexa. Atualmente, os técnicos e agricultores têm recorrido a um método chamado de Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação - DRIS, em inglês. Nele, a análise foliar permite identificar a suficiência de cada nutriente em relação aos demais.
A aplicação deste método em mangueiras no Submédio São Francisco foi estudada pelo professor Paulo Augusto da Costa Pinto, da UNEB. Neste estudo, ele colheu dados em 63 pomares comerciais da região do Submédio São Francisco, nos estados da Bahia e de Pernambuco.
O pesquisador Paulo Guilherme Salvador Wadt, da Embrapa Acre, agregou ao DRIS o critério chamado de Potencial de Resposta à Adubação (PRA). Por ele, os índices DRIS são classificados em cinco classes de probabilidade de resposta à adubação. Elas, então, podem ser utilizadas conjuntamente com os resultados da interpretação da análise de solos para produzir um sistema de recomendação efetivamente integrado entre fertilidade do solo e estado nutricional da planta.
O programa que os pesquisadores disponibilizam aos agricultores e técnicos tem por base o DRIS e o PRA. O objetivo de desenvolver um sistema de diagnose e de recomendação de adubação para mangueiras, integrando avaliação da fertilidade do solo e da diagnose foliar (DRIS) é  propiciar uma adubação mais equilibrada para a maximização da produtividade de um determinado pomar sem causar danos ao meio ambiente ou à saúde das plantas, assegura Davi Silva.


da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: