domingo, 9 de fevereiro de 2014

Agroindústria não acompanha recordes da agropecuária

Rio (AE) - A agroindústria brasileira não tem conseguido acompanhar com o mesmo sucesso os sucessivos recordes de produção obtidos pelos agricultores do País. O setor registrou retração de 0,2% em 2013, o terceiro resultado negativo consecutivo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Produção agrícola é uma coisa, produção de derivados é outra. Apesar do aumento na produção in natura, a fabricação de derivados registra redução”, disse Fernando Abritta, economista da Coordenação de Indústria do IBGE.
A redução na produção de derivados de soja foi uma das que influenciaram o mau desempenhoA redução na produção de derivados de soja foi uma das que influenciaram o mau desempenho

A última alta na produção da agroindústria nacional foi em 2010. A expansão de 4,7% foi seguida por uma queda de 2,2% em 2011, e recuo de 0,6% em 2012. No mesmo período, a safra brasileira de grãos aumentou de 149,6 milhões de toneladas para 188,2 milhões de toneladas.

Quanto a 2013, o mau resultado foi puxado pela queda de 2,4% no segmento de produtos industriais derivados da agricultura, que têm maior peso. Houve redução na produção de derivados de soja, celulose, suco de laranja e fumo.

Os derivados da soja sofreram com a diminuição nas exportações. “A exportação de soja cresceu, porque a safra foi forte. O Brasil exporta muita soja em grão. Mas o óleo de soja, que tem mais valor agregado, o País não exporta tanto”, explicou Abritta. No caso do fumo, as exportações também caíram em 2013 (-5,2%), enquanto a fabricação do suco de laranja foi afetada por problemas de safra.

Em sentido oposto, os derivados de cana-de-açúcar avançaram 4,4%, impulsionados pela maior safra de cana-de-açúcar e pelo aumento da produção de álcool (16,5%). Também aumentou a produção de derivados de trigo, milho e arroz, todos beneficiados por um aumento na produção agrícola desses itens no ano passado.

O trigo teve elevação de 8,7%, o milho de 4,2%) e o arroz de 1,0%, explicados sobretudo pelo crescimento da safra.

Pecuária
No segmento de derivados da pecuária, a atividade de bovinos e suínos teve queda na produção, possivelmente explicada pelo aumento de preços, que levou os consumidores a substituírem esses alimentos por derivados de aves. “A indústria de derivados da pecuária cresceu em 2013, mas influenciada pela maior produção dos derivados de aves”, justificou o economista do IBGE

Em 2013, houve crescimento ainda na produção de defensivos agrícolas e de máquinas e equipamentos. “Como a safra de grãos foi forte, os agricultores ficaram capitalizados para comprar máquinas e equipamentos. A safra maior também se refletiu no aumento da produção de defensivos.”

Nenhum comentário: