sábado, 1 de fevereiro de 2014

Como aumentar a produtividade do milho
A produtividade de milho no Brasil na safra normal ainda é bastante baixa. São números que não refletem o alto potencial produtivo do cereal. Em levantamento realizado por pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo, verificou-se que em 1.095 lavouras em diversas regiões do país a média de produtividade foi de 11.034 kg/ha, com variações de 8.000 a 16.000 kg/ha.
Constata-se que as diferenças de rendimento ainda são muito grandes em função das tecnologias adotadas e da capacidade gerencial dos produtores. Esse quadro indica a possibilidade de aumentar a produtividade em praticamente todas as regiões, tomando como exemplo os casos bem sucedidos.
O pesquisador José Carlos Cruz, da Embrapa Milho e Sorgo, explica que há várias etapas que são necessárias para o produtor aumentar a produtividade do milho. São eles: uso de densidade e espaçamento de plantio adequados; implantação da cultura na época correta; uso de cultivares produtivas e adaptadas à região e ao sistema de produção; correção e adubação do solo conforme análise prévia; manejo adequado de doenças, de plantas daninhas e de insetos-praga.
“A primeira preocupação que o produtor deve ter é com a semente que ele vai plantar. Existem no Brasil cerca de 500 tipos diferentes de sementes de milho, mas o produtor deve escolher a mais adequada à sua realidade, levando-se em conta seu grau de capitalização e capacidade gerencial”, destaca José Carlos Cruz.
da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: