sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Abelhas produzem mais mel com adequação de uma boa abelha rainha
As abelhas rainha são duas vezes maiores que as abelhas operárias e têm como função biológica a postura de ovos para a perpetuação da espécie. São também responsáveis pela  organização e harmonia da colmeia através da segregação de substâncias especiais chamadas feromônios. Estas substâncias informam a existência de rainha na colmeia e inibem uma provável postura a ser realizada pelas abelhas operárias. “Todas as características dos indivíduos que compõem a colmeia são diretamente dependentes da qualidade da rainha, quanto melhor a rainha, melhor a atuação das abelhas operárias”, destaca a engenheira agrônoma Vandira Pereira da Mata, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).
Ela explica que a troca de rainhas acontece periodicamente para que sejam mantidas as boas características da colmeia e haja perpetuação da espécie. “Quando a abelha rainha não apresenta mais condições de manter a organização da colmeia através dos feromônios ou quando não tem mais condições físicas para fazer a postura diária de ovos, acontece a troca natural”,destaca. Segundo Vandira, essa troca ocorre naturalmente, mas o apicultor também pode realizar a troca como técnica de manejo para manter as características desejáveis conforme a vocação da atividade escolhida, seja produção de mel, pólen, própolis ou qualquer outra, mantendo sempre a qualidade da produção.
“Uma abelha operária vive no máximo 45 dias, já uma abelha rainha pode viver até cinco anos, mas devido ao desgaste natural, o seu potencial reprodutivo cai no máximo com dois anos. Há abelhas que em seis meses já apresentam problemas como postura irregular ou dificuldade na emissão de feromônios”, detalha. Nesse caso, o apicultor interfere, selecionando e produzindo abelhas rainhas com características desejáveis conforme o produto escolhido, que pode ser de mel, pólen ou própolis, cera, geléia real ou apitoxina.
A recomendação da EBDA é que se faça a substituição das abelhas rainhas anualmente, mas esse procedimento pode ocorrer sempre que houver falhas no processo de produção das colmeias. De acordo com Vandira, a seleção de rainhas pode ser feita de forma simples dentro do próprio apiário. O apicultor deve observar quais são suas melhores colônias e selecionar as rainhas a partir desta observação.
da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: