sábado, 1 de fevereiro de 2014

Mais água para os agricultores do semiárido
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome vai investir R$ 268,4 milhões para implatação e  acesso à água só no estado de Pernambuco. Mas outros recursos também serão destinados a todos os estados do nordeste para financiar a construção de tecnologias sociais de acesso à água na área rural do Semiárido. Os convênios foram assinador no final do ano passado e vão entregar quase 39,9 mil cisternas de água para consumo e mais de 12,1 mil tecnologias de apoio à produção agrícola até final de 2015.                                                                                                  
Para consumo das famílias, serão construídas cisternas de placa de cimento, com capacidade para abastecer uma família com cinco pessoas por até oito meses. As tecnologias de apoio à produção agrícola podem ser cisternas do tipo calçadão, de enxurrada, telhadão ou aprisco, além de barragens subterrâneas, barreiros lonados e barreiros trincheira.
“A política de cisternas vem contribuindo para modificar a área rural no Semiárido. A água é um instrumento importante porque ela é infraestrutura para qualquer relação de produção num espaço onde se tem pouca pluviometria, como é o caso da região”, afirma a diretora do Departamento de Fomento e Estruturação da Produção do MDS, Francisca Rocicleide da Silva.

Nenhum comentário: