segunda-feira, 2 de julho de 2018

Uma plataforma virtual vai ajudar produtores de caprinos e ovinos a ter mais informações sobre mercado

aplicativo caprinosO objetivo é subsidiar o criador com informações valiosas, até então difíceis de serem acessadas ou encontradas, para o planejamento estratégico de sua produção. A ferramenta trará, ainda, um aplicativo com planilha para o produtor calcular custos e gerenciar sua produção. O novo programa foi desenvolvido pelos pesquisadores  da Embrapa Caprinos e Ovinos lança, e será lançada no próximo dia 5 de julho, em Fortaleza. É o Centro de Inteligência e Mercado de Caprinos e Ovinos (CIM), uma plataforma digital que reúne informações estatísticas de rebanhos, produção de carne, leite e lã, estudos de cenários, tendências e projeções de mercado, além do levantamento de custos de produção.
“A escassez de informações socioeconômicas sobre as cadeias produtivas de caprinos e ovinos coloca a Embrapa como referência na busca por esses dados pelos produtores e investidores”, explica o engenheiro agrônomo Cícero Lucena, da Embrapa Caprinos e Ovinos..
A equipe de socioeconomia da Empresa utilizou a metodologia da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), originalmente utilizada para trabalhar dados sobre o Brasil, adaptando-a para gerar informações por estado e por município. O CIM reúne informações estatísticas e de mercados sobre as cadeias produtivas de caprinos e ovinos, tais como o efetivo de rebanhos; produção de carne, leite e lã no Brasil e no mundo; volumes de exportações e importações; cotações da carne e do leite (preço médio pago ao produtor) e dos principais insumos do sistema de produção; custos de produção; número de estabelecimentos rurais (propriedades) e agroindustriais (abatedouros, frigoríficos e laticínios) especializados em produtos de origem caprina e ovina.
A plataforma também vai prospectar, sistematizar e disponibilizar inovações tecnológicas, análises de cenários e tendências, análises mercadológicas e demais indicadores socioeconômicos, contribuindo para a tomada de decisões e planejamento estratégico e desenvolvimento territorial das cadeias produtivas de caprinos e ovinos. “De modo prático, o CIM pretende informar com agilidade e rapidez onde estão localizados os polos de produção de caprinos e ovinos; qual o potencial de produção de carne de ovinos e caprinos e de leite de cabra nessas regiões; qual o custo de produção; e os principais desafios tecnológicos e tendências para essas cadeias produtivas”, detalha Lucena.
Além dos estudos de mercados, cenários e tendências e do diagnóstico dos desafios tecnológicos, sistematizados e reunidos em uma plataforma online específica para as cadeias produtivas de caprinos e ovinos, o diferencial do CIM é a interface simples para o usuário realizar suas consultas e elaborar relatórios estatísticos dos rebanhos. Outro destaque é a disponibilização de mapas de distribuição do rebanho, utilizando grupos de concentração tais como 25%, 50% e 75%, auxiliando na rápida identificação dos polos de produção nos respectivos níveis territoriais consultados (Brasil, grande região e estado).

Nenhum comentário: