quarta-feira, 4 de julho de 2018

Governo do Estado inaugura obra do abatedouro de Ceará-Mirim



O Governo do Estado, por meio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater-RN, entregou a obra da Unidade Didática de Processamento de Carnes de Ceará-Mirim, o novo abatedouro do município. O investimento é de R$ R$ 1.754.097,44, valor referente a obra, equipamentos e instalações. No último dia 28 de julho.
“Com muita alegria que estamos entregando o um local adequado para que os produtores possam abater os animais, seguindo as normas técnicas de segurança vigentes e que vai beneficiar a cidade e Região Metropolitana”, disse o chefe do Executivo estadual.
A diretora geral da Emater-RN, Cátia Lopes, o diretor administrativo, Péricles Rocha, o diretor técnico, José Ribamar, e técnicos da Emater-RN estiveram presentes no evento.
Aguardada há mais de onze anos, o novo equipamento, que segue as normas técnicas de segurança vigentes, irá beneficiar o município e região.
Após ser inaugurado, o abatedouro terá capacidade para receber até 100 animais por dia e até 3 mil/mês, entre bovinos, ovinos, caprinos e suínos, adquirindo o status de maior equipamento público do Rio Grande do Norte com essa finalidade. Dessa forma, a carne processada seguirá todas as normas de higiene, garantindo maior segurança alimentar aos consumidores.
O equipamento possui área administrativa, abatedouro, área de produção, câmara frigorífica, conjunto de equipamentos para processamento de carnes, banheiros, vestuário feminino e masculino, bloco com compressor e caldeira, área de curral e uma lagoa de efluentes, que serve como pré-tratamento do esgoto, da água que é utilizada no abatedouro, 9 valas de infiltração para efluentes tratados, currais para bovinos, ovinos, caprinos e suínos.
A obra é fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado, por meio da Emater-RN, e Governo Federal através da Secretária Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário – Sead, e prefeitura municipal.
As solenidades foram acompanhadas pelo prefeito de Ceará-Mirim, Marconi Barretto, bem como secretários de Estado e lideranças políticas da cidade e região.



Nenhum comentário: