quarta-feira, 11 de julho de 2018

Japoneses têm forte influência na agricultura brasileira

Vinda dos primeiros imigrantes para o território nacional completou 110 anos no dia 18 de junho

Por Bruno Blecher
Japao (Foto:  )
Em 18 de junho de 1908, o navio Kasato Maru aportou em Santos, no litoral paulista, trazendo a primeira leva de imigrantes janponeses ao Brasil. Os primeiros 781 japoneses que desceram naquela terra estranha de cultura diferente foram para o interior paulista, trabalhar nas lavouras de café.
Depois de descobriram ter sido enganados, muitos fugiram e passaram a se concentrar em sítios no entorno de São Paulo. Foi o embrião do Cinturão Verde. Os japoneses, cuja imigração para o Brasil completa 110 anos em 2018, tiveram grande influência na agricultura brasileira. Este foi o assunto do CBN Agronegócios desta terça-feira (19/6).

Jovens deixam o campo e população rural no Brasil envelhece

População com mais de 65 anos no campo era de 17,5% em 2006 e hoje índice pulou para 21%

Por Bruno Blecher
plantacao-de-alface-agricultor-produtor-rural-agricultores-hortalica-hortifruti-nova-fribugo (Foto: GERJ/CCommons)

Números divulgados pelo Censo Agropecuário mostram salto significativo no cenário da zona rural brasileira. Em 2006, por exemplo, ano do último Censo, a população com mais de 65 anos no campo era de 17,5% do total. Agora em 2018, este índice pulou para 21%.
Por outro lado, jovens na faixa etária de 25 a 35 anos são hoje 9,4% da população rural e eram 13,5% em 2006. Já o grupo de 35 a 45 anos hoje são 18,2% e em 2006 eram 21,9%. E as pessoas de 55 a 65 anos, que eram 14% do total, hoje representam 20%.


Brasil tem a maior biodiversidade do mundo

Lado triste da história é que muitas espécies estão ameaçadas de extinção

terra-planeta-sustentabilidade-aquecimento-global-efeito-estufa (Foto: NASA/CCommons)

País com maior biodiversidade do mundo, o Brasil também foi o centro do que até hoje é considerado um grande marco da discussão sobre meio ambiente e diversidade em escala global. A Conferência Rio 92 foi o ponto de partida para a assinatura da Convenção sobre a Diversidade Biológica, que entrou em vigor em 22 de maio do ano seguinte. Por isso, nesta data, é comemorado o Dia Mundial da Diversidade Biológica.
Apesar de sua importância ao sediar a conferência global, o Brasil ainda sofre com a degradação ambiental e com o fato de ter muitas espécies ameaçadas de extinção. Esse foi o assunto do CBN Agronegócios desta terça-feira (22/5), que lembrou também do dia de luto para a imprensa brasileira, com a morte, aos 86 anos, do jornalista Alberto Dines.

Nenhum comentário: