segunda-feira, 2 de julho de 2018

Uma atualização do sumários de touros girolando para aproveitamento do produtor


touros girolandoO Sumário de Touros do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG) passou a contar com 127 touros avaliados no teste de progênie. Foram incorporados à publicação de 2018 novos 27 touros, um número recorde para o Programa. Para a pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, Marta Martins, o número de novos touros incorporados ao Sumário cresceu 27% em relação à 2017. “Esse aumento reflete o esforço da Associação dos Criadores em divulgar a raça, cuja importância para a cadeia produtiva nacional cresceu significativamente nos últimos dez anos”, diz a pesquisadora.
Junto com o Sumário de Touros, Embrapa e Girolando também lançaram a publicação Top 1.000 Vacas Girolando, um ranking que traz as mil vacas com o maior valor genético para a produção de leite da raça e publicado desde 2013. “A tecnologia genômica foi incorporada definitivamente à avaliação das fêmeas da raça, proporcionado ao produtor maior número de informação para realizar o melhoramento genético do seu rebanho”, afirma Marcos Vinícius Silva, coordenador técnico do Programa de Melhoramento Genético do Girolando e pesquisador da Embrapa.

A avaliação genética proporciona a correção e o aprimoramento das estimativas de parentesco e o aumento das confiabilidades das predições de valores genéticos, permitindo que a seleção de animais geneticamente superiores para que a produção de leite seja feita de forma ainda mais eficiente. “Isso nos permite projetar ganhos genéticos ainda mais substanciais nos anos próximos anos”, diz o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins.

Nenhum comentário: