quarta-feira, 4 de julho de 2018

Embrapa apresenta ferramentas de gestão de rebanhos caprinos e ovinos para produtores e técnicos no PECNordeste 2018

A Embrapa Caprinos e Ovinos apresenta aos participantes do PEC Nordeste 2018 ferramentas que podem auxiliar os produtores na gestão de rebanhos de caprinos e ovinos. O evento acontece de 5 a 7 de julho, no Centro de Eventos, em Fortaleza.
No primeiro dia do evento será lançado oficialmente o Centro de Inteligência e Mercado de Caprinos e Ovinos (CIM), com uma palestra de apresentação da plataforma ministrada pelo engenheiro agrônomo Cícero Lucena. O CIM tem o objetivo de subsidiar o criador com informações importantes, até então difíceis de serem acessadas ou encontradas, para o planejamento estratégico de sua produção. A ferramenta trará, ainda, um aplicativo com planilha para o produtor calcular custos e gerenciar sua produção. 
O Centro de Inteligência reúne informações estatísticas e de mercados sobre as cadeias produtivas de caprinos e ovinos, tais como o efetivo de rebanhos; produção de carne, leite e lã no Brasil e no mundo; volumes de exportações e importações; cotações da carne e do leite (preço médio pago ao produtor) e dos principais insumos do sistema de produção; custos de produção; número de estabelecimentos rurais (propriedades) e agroindustriais (abatedouros, frigoríficos e laticínios) especializados em produtos de origem caprina e ovina.
A plataforma também vai prospectar, sistematizar e disponibilizar inovações tecnológicas, análises de cenários e tendências, análises mercadológicas e demais indicadores socioeconômicos, contribuindo para a tomada de decisões e planejamento estratégico e desenvolvimento territorial das cadeias produtivas de caprinos e ovinos. “De modo prático, o CIM pretende informar com agilidade e rapidez onde estão localizados os polos de produção de caprinos e ovinos; qual o potencial de produção de carne de ovinos e caprinos e de leite de cabra nessas regiões; qual o custo de produção; e os principais desafios tecnológicos e tendências para essas cadeias produtivas”, detalha Lucena. 
As ferramentas digitais para apoio à gestão da produção animal no Semiárido disponibilizadas no CIM serão apresentadas durante o evento pelo chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Caprinos e Ovinos, Vinícius Guimarães. 
Na sexta-feira, a partir das 10h30, o médico veterinário Alexandre Monteiro, vai ministrar palestra sobre a reprodução como ferramenta para o melhoramento genético de caprinos e ovinos. Sábado, das 14 às 15h30, a pesquisadora Ana Clara Cavalcante participará da mesa redonda onde será discutido o cenário atual e perspectivas de sustentabilidade da ovinocaprinocultura no Nordeste.
Orçamentação forrageira
Durante o PEC Nordeste, Ana Clara também vai ministrar oficina sobre o aplicativo Orçamentação Forrageira. A ferramenta auxilia os produtores rurais e técnicos na administração da reserva de alimentos nas propriedades e nas tomadas de decisão sobre os rebanhos. O aplicativo está disponível para download gratuito no Google Play para usuários de telefones celulares com o sistema Android. A oficina será quinta-feira e sábado, às 16 horas.

Embrapa Caprinos e Ovinos 

Nenhum comentário: