sexta-feira, 6 de julho de 2018

Embrapa lança Centro de Inteligência no PECNordeste 2018

No primeiro dia do PEC Nordeste 2018, a Embrapa Caprinos e Ovinos apresentou a produtores e técnicos o Centro de Inteligência e Mercado de Caprinos e Ovinos (CIM), uma plataforma digital reúne informações estatísticas de rebanhos, produção de carne, leite e lã, estudos de cenários, tendências e projeções de mercado e custos de produção.  Desta forma, busca disponibilizar aos criadores informações, até então difíceis de serem acessadas ou encontradas, para o planejamento estratégico de sua produção.
Durante a apresentação do CIM, o engenheiro agrônomo da Embrapa, Cícero Lucena,  enfatizou que para qualquer atividade, ter informações de qualidade é um diferencial competitivo e afirmou que a plataforma vai suprir essa necessidade. Lucena mostrou um breve panorama das atividades, destacando a produção de baixa escala em pequenas propriedades; baixo nível de organização; escassez de frigoríficos e abatedouros; alta informalidade na comercialização; irregularidade na oferta; hábito de consumo regionalizado ou pouco difundido; além da escassez de informações sobre o mercado. Apresentou ainda números do mercado internacional que, segundo ele, comprovam que há espaço para o crescimento da atividade no Brasil, onde o consumo ainda é baixo em relação a outras carnes. Lucena também abordou a tendência do uso de ferramentas digitais na agricultura. Em relação ao mercado de leite de cabra, falou que apesar do Ceará não ser um grande produtor existe um nicho para esse produto e seus derivados.
Na sequência, o pesquisador Vinícius Guimarães apresentou ferramentas digitais no apoio à gestão da produção animal no semiárido, que são aplicativos disponíveis no Centro de Inteligência. Ele demonstrou o funcionamento dos aplicativos na prática.
A programação do PECNordeste 2018 teve início na manhã de hoje com palestras, oficinas, showroom de tecnologias e exposição de animais. A Embrapa Caprinos e Ovinos está expondo aos participantes o aplicativo Orçamento Forrageiro, que ajuda a manejar plantas que servem de alimento para os rebanhos, e a planilha para cálculo de custos de produção, que auxilia o produtor no gerenciamento de sua propriedade.
De acordo com o chefe-geral da Unidade, Marco Bomfim, historicamente a Embrapa tem participado da organização do PECNordeste, coordenando a parte técnico-científica e, desde o ano passado, tem priorizado a disponibilização de tecnologias para uso dos produtores e técnicos. Este ano, foram priorizados o CIM e os aplicativos disponíveis na plataforma.
Durante a abertura do evento, o Projeto Forrageiras para o Semiárido, fruto de uma parceria entre CNA e Embrapa, foi premiado. O reconhecimento foi entregue ao presidente da CN, João Martins da Silva. As pesquisas buscam desenvolver espécies de forrageiras, leguminosas, palmas e outras variedades adaptadas à seca para assegurar  a alimentação dos rebanhos e a competitividade da pecuária regional.

Embrapa Caprinos e Ovinos 

Nenhum comentário: