quarta-feira, 18 de julho de 2018

CONTAG representa agricultura familiar em reunião para 2ª Conferência do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
 
O vice-presidente e secretário de relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, participou nesta semana de reunião preparatória para a 2ª Conferência do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Consan/CPLP), na Ilha do Sal, em Cabo Verde. 
 
A reunião preparatória reuniu, nos dias 15 e 16 de julho, além de representantes da sociedade civil, também integrantes de universidades e do setor privado, além de ministros da Agricultura ou seus representantes dos nove países que fazem parte da CPLP. Merece destaque ainda a presença do diretor geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano Silva, e do primeiro ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva. 
 
 
A reunião acontece paralelamente à XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo, na qual o governo brasileiro passará a Presidência Pro Tempore para Cabo Verde.
 
Os participantes desta reunião aprovaram uma Carta - assinada pela CONTAG como representante da sociedade civil - e uma resolução, que disponibilizaremos em breve. Outro ponto de destaque foi a realização de um acordo entre o Governo de Portugal e a FAO para a abertura de um escritório da instituição naquele país, com abrangência para todos os países da CPLP.
 
 
“Foi uma reunião muito importante, na qual a CONTAG apresentou as posições da agricultura familiar, das mulheres e da juventude rurais. A maior parte das proposições da sociedade civil foram aprovadas na resolução. Conversei separadamente com José Graziano em nome da CONTAG e Coprofam para discutir a Década da Agricultura Familiar e outros temas, além de convidá-lo para visitar nossa confederação ainda neste ano”, afirmou Alberto Broch.
 
 
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG 

Nenhum comentário: